Brasil

Anac investiga manobra de avião com Cid Gomes na pista de aeroporto

Publicado em 15/11/2012, às 20h41   Redação Bocão News (@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) investiga uma manobra feita por um avião fretado pelo governador do Ceará, Cid Gomes, na pista do Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, na sexta-feira. Por conta da manobra, e do desambarque de passageiros, pousos e decolagens foram suspensos por cinco minutos na pista. O caso aconteceu no dia 9 deste mês.

Segundo o G1 CE, o governo do Ceará fretou uma aeronave Cessna CItation operada pela empresa Táxi Aéreio Fortaleza (TAF), que voou de Fortaleza e pousou no aeroporto de Salvador às 13h17. Depois de taxiar, dois passageiros, entre eles o governador Cid Gomes, desembarcaram e seguiram andando pela pista até a Base Aérea de Salvador. Por ter dois passageiros caminhando na pista, uma aeronave da Avianca arremeteu voo e uma da Gol teve o procedimento de voo abortado.

Segundo a Anac, uma possível aplicação de penalidades só poderá ser definida quando a apuração do caso foi concluída, o que ainda não tem previsão. A empresa TAF e o comandante da aeronave podem sofrer punições, incluindo a suspensão ou cassação de certificados.

A TAF informou ainda não tem posição oficial sobre o caso porque ainda vai ouvir o comandante da aeronave. Segundo a empresa, o comandante tem autoridade absoluta quando na aeronave e não deve seguir orientações de passageiros sobre qual local o avião deve posar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp