Brasil

Itaú é condenado a pagar R$ 50 mil por ironia com chocolate

Publicado em 11/04/2013, às 17h36   Redação Bocão News (@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Uma brincadeira irônica de um gerente com sua subordinada pode sair bem caro ao Itau Unibanco.  Em Florianópolis, Santa Catarina, uma ex-funcionária que disse ter sido vítima de assédio moral  deve receber 50 mil reais em indenização por danos morais.

 A ex-funcionária diz, segundo processo disponível no Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, que se sentia “confundida com um animal” quando o seu superior oferecia amendoins como forma de estímulo a cada vez que não cumpria a meta. O pacote “energético”- como chamava o gerente, de acordo com o processo – continha também um chocolate Talento.

Embora o gerente alegue que agia dessa forma a título de estímulo, o juiz do Trabalho Marcelo Higuchi dos Santos não se convenceu com o argumento.  “Considero que a intensidade do sofrimento da ofendida foi substancial”, afirma o juiz no documento. Ainda cabe recurso à instituição.

A cobrança da gerência – que exigia desempenho de 150% da meta da funcionária – também foi considerada desproporcional por Higuchi, que menciona “a existência de culpa grave do réu (Itaú Unibanco), ao permitir a exigência de cumprimento de metas, sob ameaças de dispensa”.

A funcionária também acusa a empresa de pagamento inadequado de horas extras, acúmulo de função, adicionais de viagens, entre outros - boa parte deles rejeitada pelo juiz.

Até a publicação desta reportagem, o banco ainda não havia se pronunciado sobre o caso.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp