Esporte / Brasileiro Série B

Apesar de título do 1º turno, retrospecto não ajuda o Vitória a vencer Série B

Publicado em 17/08/2015, às 13h39   Tiago Di Araujo (@tiagodiaraujo)



Na última sexta-feira (14), o Vitória encerrou o 1º turno da Série B na liderança após derrotar o Santa Cruz, no Barradão, pelo placar de 2 a 1. Com o triunfo, o Rubro-Negro somou 37 pontos, conquistando o título simbólico da primeira fase do campeonato, o que deixou os torcedores do Leão otimistas para conquistarem o primeiro título nacional.

Porém, a história do Brasileirão da Série B na era dos pontos corridos não anima nem um pouco os rubro negros. Em 2012, o Vitória fez uma campanha ainda melhor no primeiro turno do que a atual, a melhor da primeira etapa na história dos pontos corridos da divisão de acesso, no qual encerrou os jogos de ida com 44 pontos, também na primeira colocação. No entanto, ao fim do campeonato, o Rubro-Negro passou sufoco para subir e encerrou sua participação em quarto lugar com 71 pontos, mesmo número do São Caetano, mas, com um triunfo a mais que o time paulista, a vaga na Série A ficou com o Leão.

Além do próprio exemplo, desde 2006 - quando foi adotado o sistema de pontos corridos, mais quatro clubes que conquistaram o título simbólico do primeiro turno da série B, não levantaram a taça no final do campeonato.

2006 - o Coritiba virou a tabela em 1º com 35 pts e nem conseguiu o acesso. O Atlético-MG que encerrou o primeiro turno em 5º lugar com 29 pts, levantou a taça de campeão com 71 pts ao total.

2007 - o Criciúma virou o turno com 37 pts e também não subiu para série A. O campeão desse ano foi o Coritiba com 69 pts, que tinha virado a tabela em 2º  lugar com 35 pts. (*Neste ano, o Vitória conseguiu o acesso com 59 pts na 4ª colocação, mesma posição que tinha encerrado o primeiro turno com 30 pts).

2010 - o Figueirense terminou os jogos de ida com 36 pts na liderança. Porém, o campeão foi o Coritiba com 71 pts. O time catarinense encerrou o campeonato em 2º lugar com 67 pts.

2014 - No ano passado, quem conquistou o título simbólico foi o Ceará com 35 pts. Mas, o Joinville levantou a taça de campeão com 70 pts, após ter virado a tabela em 4º lugar com 33 pts. Já o Ceará não conseguiu o acesso.

Venceram os dois turnos

Apesar de, em cinco anos, dos nove campeonatos disputados em pontos corridos na Série B, os campeões simbólicos do primeiro turno, não terem conquistado o título do campeonato, incluindo o Vitória, o desempenho dos outros quatro clubes podem servir de exemplo para o Rubro-Negro em 2015.

2008 - Corinthians terminou o primeiro turno na liderança com 39 pts e foi campeão com 85 pts.

2009 - Assim como o Timão, o Vasco finalizou a primeira etapa em 1º lugar com 39 pts e levantou a taça com 76 pts.

2011 - A Portuguesa levou o título simbólico do 1º turno e se tornou o segundo time a somar mais pontos na história dos pontos corridos na série com 81, ficando atrás apenas do Corinthians. (*Neste ano, o Vitória quase conseguiu o acesso. Após virar o primeiro turno em 9º lugar com 27 pts, o Rubro-Negro terminou o campeonato em 5º com 60 pts).

2013 - O último time que ganhou os dois turnos foi mais um paulista. O Palmeiras virou a tabela com 42 pts e foi campeão com 79.

Segundo turno 2015

Em busca de tentar mudar o retrospecto negativo e compensar a esperança do título frustrada em 2012, o Vitória entra em campo no próximo sábado (22), contra o Sampaio Corrêa, pela primeira rodada do 2º turno do Brasileirão da Série B. Naquele ano, o Rubro-Negro iniciou a segunda etapa do campeonato com um triunfo de 1 a 0 em cima do Barueri. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp