Cidades

Paciente que fez transplante de pele recebe alta

Publicado em 26/12/2014, às 08h01   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Recebeu alta nesta quarta-feira (24) a primeira paciente a fazer transplante de pele na Bahia. A criança, de sete anos, passou o Natal com a família depois de ser submetida a uma cirurgia na rede própria da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Anteriormente, o procedimento só era feito realizado no Hospital Universitário Professor Edgar Santos, administrado pelo Governo Federal.  

A menina teve queimaduras em mais de 80% do corpo, sendo 50% de terceiro grau, depois de um acidente doméstico com álcool. Os primeiros atendimentos foram realizados no município de Irará, a 130 quilômetros da capital. Ela teve rosto e membros superiores e inferiores queimados A criança estava internada no HGE desde junho e o procedimento foi realizado no dia 28 de novembro.

"Cirurgias como esta serão muito mais frequentes com o hospital novo porque vamos ampliar o serviço", explicou o cirurgião plástico Carlos Briglia, responsável por realizar o procedimento no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, e coordenador do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) da unidade.

Sempre acompanhada dos pais, que se revezam na rotina de hospital, a criança tem realizado todo o tratamento por meio Sistema Único de Saúde (SUS), que inclui, entre outros procedimentos, sessões de fisioterapia. Ela já realizou dois enxertos com a própria pele. O próximo procedimento deverá ser realizado dentro de 15 dias. "Desde que minha filha chegou aqui ela está sendo muito bem tratada, cuidada. Todos os procedimentos que ela precisa fazer, ela faz", afirmou Tatiana Ferreira, 36 anos, mãe da criança.

Publicada no dia 25 de dezembro de 2014, às 18h23

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp