Cidades

Ipecaetá: recursos federais repararão danos causados pela chuva

Publicado em 19/01/2015, às 09h36   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério da Integração Nacional reconheceu nesta segunda-feira (19), em portaria publicada no Diário Oficial da União, situação de emergências devido aos estragos causados por enxurradas nos municípios gaúchos de Constantina e Manoel Viana e por causa da estiagem prolongada na cidade baiana de Ipecaetá.
Com o reconhecimento do governo federal, a prefeitura desses municípios fica apta a pedir e receber recursos da União para a recuperação dos danos ou atendimentos emergenciais. A situação de emergência é reconhecida diante de alteração intensa e grave das condições de normalidade em um município, estado ou região, decretada em razão de desastre, com comprometimento parcial da capacidade de resposta aos prejuízos.
Segundo informações da Agência Brasil, em Constantina, na última segunda-feira (12), uma forte chuva provocou vários estragos no município, principalmente nas estradas do interior, pontes, nos bueiros e nas lavouras. Em algumas regiões choveu aproximadamente 200 milímetros em menos de uma hora. Já em Manoel Viana, fortes chuvas na última semana do ano passado provocaram danos em mais de 300 quilômetros de rodovias, além de alagamentos em diversos pontos da cidade.
Em Ipecaetá, a estiagem tem afetado o abastecimento de água potável na zona rural do município e já ocasionou perda de 73,77% da cultura do feijão e 83,96% da safra local de milho, segundo a prefeitura. A falta de chuvas também prejudicou as lavouras de famílias de baixa renda que, de acordo com o Executivo local, ficaram “desprovidas de alimentação básica”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp