Cidades

Volume de água da barragem de Pituaçu deixa moradores do Bate Facho assustados

Publicado em 17/05/2015, às 13h05   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Com medo de perderem suas casas, moradores da comunidade do Bate Facho, no bairro da Boca do Rio, em Salvador, procuraram a reportagem do Bocão News na última semana. Segundo a população, com as fortes chuvas que caíram durante a semana, eles temem que a barragem de Pituaçu não suporte o volume das águas e suas residências sejam destruídas.
A reportagem do Bocão News esteve no local e constatou o drama dos moradores. As ruas estavam tomadas pela lama e várias famílias estavam com medo de deslizamentos de terras em algumas áreas.
Em conversa, o secretário de Infraestrutura do município, Paulo Fontana, afirmou que a prefeitura esteve no local na sexta-feira (15). “Precisamos fazer um levantamento da situação daquela região. Vamos reunir técnicos para que um estudo seja feito. A gente precisa definir projetos, soluções e depois fazer a obra acontecer. Não é uma obra de curto prazo, e sim de médio”, explica.
Ainda durante conversa, o secretário disse também que existe possibilidade das famílias serem encaminhadas para outra localidade. “Durante as chuvas, chegamos a detectar que quando chove muito a água sobe até dois metros. Estamos vendo terrenos que possam sejam usados para unidades habitacionais”.
O prefeito ACM Neto esteve na localidade e já autorizou ações emergenciais, a exemplo de intervenções na drenagem para evitar alagamentos e poda de árvores com risco de queda. 
No início do final de semana, a Limpurb disponibilizou 40 homens para a limpeza da área e retirada do barro que atingiu moradias com deslizamentos de terra. Fizeram a retirada do material um trator e cinco caçambas.  
Equipes da Secretaria de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps) fizeram o cadastro de famílias que têm direito ao auxílio moradia, que é de R$ 300 mensais, podendo chegar a um ano, além do auxílio-emergência, que pode chegar a três salários mínimos para quem teve perdas de bens móveis.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp