Cidades

MPT abre inquérito após acidente com trabalhador da Lobeck em aeroporto

Publicado em 16/06/2015, às 10h51   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia abriu inquérito nesta segunda-feira (15) para apurar as condições de segurança do trabalho nas operações da Lobeck Automação e Serviços, empresa terceirizada da Infraero que atua no Aeroporto de Salvador.

A investigação foi motivada pelo acidente de trabalho que feriu gravemente um funcionário da terceirizada na manhã da última sexta-feira. No inquérito, além de solicitar os relatórios de perícia dos órgãos envolvidos na apuração do caso, o MPT fará um levantamento geral das condições de saúde e segurança do meio ambiente de trabalho na empresa. Informações não oficiais dão conta de que este é o terceiro acidente nos últimos três meses.

Somente após receber laudos do Departamento de Polícia Técnica, Corpo de Bombeiros, Infraero e, principalmente da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), o procurador a ser designado para apurar o caso decidirá se convocará a empresa e testemunhas para instruir o inquérito. “O objetivo da investigação é apurar se há e quais são as falhas na segurança do trabalho, já que acidentes geralmente só acontecem quando uma série de precauções previstas nas normas regulamentadoras do meio ambiente de trabalho são descumpridas”, esclareceu o procurador Bernardo Guimarães, coordenador de primeiro grau do MPT na Bahia.

Segundo informações preliminares apuradas no local do acidente, os trabalhadores da terceirizada denunciam situações graves, como desvio de função, treinamento ineficiente, falta de fornecimento de equipamentos de proteção individual e coletiva. A Lobeck é responsável pela manutenção mecânica e elétrica de esteiras de check-in e de transporte de bagagem no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães. Após o acidente, os funcionários teriam paralisado as atividades em protesto contra as condições de segurança no local.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp