Cidades

Manifestantes de São João são recebidos por secretário

Publicado em 03/05/2011, às 10h28   Maiana Brito


FacebookTwitterWhatsApp

Assustados com a violência que tomou conta da cidade de Mata de São João, onde ao longo de uma semana foram registradas cinco mortes, segundo o vereador Tiago de Zezo (PT), moradores do municipio decidram se mobilizar no sentido de cobrar mais segurança dos órgãos governamentais. Nesta terça-feira (2), realizaram manifestação em frente à Secretaria da Segurança Pública (SSP), no Centro Administrativo, onde foram recebidos pelo secretário Maurício Teles Barbosa.

Na segunda-feira (2) os moradores já haviam feito protesto em frente a delegacia da cidade, quando pediram empenho no sentido de prender os autores da morte de Jair da Silva Ferreira, 44, ocorrida na madrugada de domingo quando a vítima saiu de um bar em direção a sua casa. Ele foi atingido com uma pedrada na cabeça. Ao cair com a pancada, três homens o saquearam e levaram todos os seus pertences.

A polícia conseguiu prender um dos criminosos, Wellington dos Santos, 34, que estava na companhia de Edmilson, mais conhecido como "Guto". Traficante conhecido e suspeito de várias mortes na região, "Guto" conseguiu fugir. A identidade do terceiro envolvido no crime, também foragido, ainda não é conhecida. Wellington foi preso em flagrante e transferido para Salvador.

Jair foi socorrido e levado ao hospital municipal de Mata de São João, mas não resistiu ao ferimento. As mortes de Jair e de um casal assassinado diante da família foram a gota d’água para a revolta da população, que já vinha reclamando da falta de segurança.

Acompanhados do prefeito de Mata de São João, o empresário João Gualberto, de secretários municipai e seis vereadores locais, representante dos manifestantes foi recebido pelo secretário Teles Barbosa que reconheceu o crescimento da violência, informando mque a SSP vem adotando medidas para barrar a ação de marginais.

Barbosa se comprometeu a adotar providências a curto e médio prazos para reduzir a situação de insegurança do munic[ípio que só conta com um efetivo de 18 policiais militares e uma delegacia  que funciona em condições precárias. Do secretário os manifestantes ouviram a promessa de aparelhamento da segurança, realização de operações de inteligência para localizar assaltantes e traficantes, implantação de câmeras de segurança em pontos estratégicos da cidade, entre outras ações.

A situação precária delegacia não foi alvo da conversa. No entanto, conforme informou o vereador Tiago de Zezo, o prefeito João Gualberto colocou-se a disposição da SSP na recuperação e reestruturação da unidade policial 

Após o encontro com o sceretário, os manifestantes foram para a Assembleia Legislativa onde uma comissão foi recebida pelo persidente da Casa, Marcelo Nilo, que se comprometeu em ser porta-voz das reivindicações da população, levando ao governador Jaques Wagner as insatisfações e necessidades da comunidade de Mata de São João. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp