Cidades

Itapebi: prefeito exonera secretário preso por falsidade ideológica

Publicado em 24/08/2015, às 14h50   Leo Barsan (Twitter: @leobarsan)


FacebookTwitterWhatsApp

Preso por falsidade ideológica pela Polícia Federal na semana passada, o secretário de governo de Itapebi Wellington da Silva Nunes – que usava a identidade do irmão Florisvaldo da Silva Nunes, morto há 20 anos – foi exonerado do cargo nesta segunda-feira (24), pelo prefeito Francisco Brito (PSC). Ele assumiu a identidade do parente alegando a necessidade de dirigir a caçamba do pai, quando tinha 17 anos.

Em entrevista ao Bocão News, o gestor disse ter sido pego de surpresa com a notícia da prisão de seu aliado. “Até então, fui pego de surpresa. Ainda não tive contato com ele, mas quero vê-lo para que tudo seja esclarecido para mim. Já exoneramos e ele não vai mais ter cargo na prefeitura. Havia boatos, mas a situação estourou no meu governo”, disse Brito.

Segundo o prefeito, Nunes ocupava posição estratégica na articulação entre Executivo e Legislativo. “Ainda não tenho ninguém para colocar no lugar dele. Na Administração já tenho o Sérgio Murilo. Vou encontrar alguém com vontade de trabalhar. Ele (Nunes) me ajudou muito. Devo muito a ele”, reconheceu o gestor.

O agora ex-secretário de governo continua preso na sede da Polícia Federal de Porto Seguro, Extremo Sul baiano. De acordo com o advogado de defesa, Orlando Imbassahy, a previsão é que seu cliente seja liberado até o final desta segunda-feira. “Tem um pedido na mesa do juiz para que seja apreciado. Até o final do dia, deve ser analisado e meu cliente liberado”, avalia. “Agora, ele vai ter que regularizar a vida civil e voltar a usar o nome oficial. O Florisvaldo deixa de existir”, acrescenta Imbassahy.

Sobre os projetos apresentados pelo ex-secretário de governo, enquanto vereador por dois mandatos, o prefeito Francisco Brito, não soube explicar quanto à validade das propostas. “Não tenho conhecimento jurídico a cerca dessas questões”, reconhece. Em relação à confiança da população, o gestor enfatiza: “Ele (Nunes) que vai ter que fazer declaração perante a comunidade. Quando a poeira sentar, vamos avaliar os rumos”.

Manifestações

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Leonardo Ribeiro (PSB), o prédio da prefeitura de Itapebi amanheceu fechado. “Os moradores ameaçaram invadir a sede em protesto pelos últimos acontecimentos, mas a prefeitura estava fechada. Só sabemos que tem gente lá dentro trabalhando”, disse.

O prefeito negou que a prefeitura estivesse fechada. “Está funcionando normalmente. Soube da invasão programada, mas seria de sem-terra e não de moradores”, ressalta.

A reportagem tentou contato com a esposa de Nunes, a secretária de Saúde e vereadora licenciada, Débora Lago, mas ela não pôde atender a ligação. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp