Cidades

Contra pontos da regulamentação, mototaxistas fazem manifestação na Câmara

Publicado em 16/09/2015, às 10h08   Victor Pinto (Twitter: @victordojornal)


FacebookTwitterWhatsApp

O Sindicato dos Mototaxistas de Salvador (Sindimototáxi) realizaram manifestação na frente da Câmara de Vereadores na tarde dessa terça-feira (15).  A categoria se posicionou contra diversos pontos que tratam do projeto de lei que chegará a Câmara para regulamentar o exercício da profissão e regrar a mobilidade dos motociclistas.

De acordo com Henrique Baltazar, presidente do sindicato, as questões mais críticas dizem respeito ao emplacamento, zona de atuação e a instalação dos pontos de mototáxi em ruas. “Eles querem que nós tenhamos motos de até quatro nos de uso, mas não são todos que tem condição financeira de bancar isso e muito menos tem a garantia da segurança, pois é ato o índice do número de roubos desses tipos de veículo”, disse.

Pela proposta da secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), zonas de atuação podem ser criadas onde existiria um limite por região onde até o mototaxista possa transitar; as motos deverão estar nos nomes dos motociclistas; e a criação de pontos específicos distantes de pontos de táxis e pontos de ônibus. “Eles tem que entender que nós ajudamos na mobilidade do cidadão. Os ônibus estão superlotados e não podemos aceitar essa demarcação de território”, contestou.

“Imagine você sair da Sussuarana, por exemplo, ir para uma determinada região de Pernambués e ter que saltar na entrada do bairro, pois o mototaxista não vai poder entrar?”, questionou.

Na Câmara tramita um projeto de lei que versa sobre o mesmo tema, capitaneados pelos vereadores Suíca (PT), Claudio Tinoco (DEM) e Everaldo Augusto (PCdoB). Mas o sinal de alerta dos mototaxistas acederam com a possibilidade do Executivo enviar o texto para a Casa e a matéria ser aprovada por “rolo compressor” sem “discussão com os principais interessados sobre o tema”, alegam os sindicalizados.

A redação do Bocão News tentou contato com o secretário Fábio Mota para comentar as reivindicações dos mototáxis, mas até a publicação da presente matéria das ligações não foram retornadas.

Publicada originalmente às 19h do dia 15 de setembro

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp