Cidades

Operação combate a poluição sonora em postos de combustível

Publicado em 18/10/2015, às 11h21   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Agentes da Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) realizaram operação de combate à poluição sonora nos postos de gasolina da cidade na noite de sexta-feira (16), e na madrugada de sábado (17). Na ação, foram vistoriados cinco postos e apreendido um equipamento de som que emitia ruídos acima do nível previsto em lei.
O secretário de Urbanismo, Silvio Pinheiro, destacou a necessidade de ampliar as vistorias além de estabelecimentos comerciais convencionais, eventos e casas de shows. "A partir desse período e com a chegada do verão, quando há um aumento significativo de festas e eventos em vários locais da cidade, vamos intensificar também as ações nos postos com o auxílio da Guarda Municipal", afirmou Pinheiro.
Mas, apesar do grande número de reclamações de poluição sonora em postos, foi encontrada apenas uma atividade em desconformidade com a lei  na Avenida Pinto de Aguiar. "Esse resultado mostra que, embora haja muitas queixas, os estabelecimentos estão obedecendo  a legislação", afirma a coordenadora de fiscalização ambiental da Sucom, Vânia Coelho.
Além das operações nos postos, os agentes da Secretaria também fizeram monitoramento em estabelecimentos e carros no Alto das Pombas, São Lázaro e nos bairros de  Pernambués e Pituba. Na ocasião, foram emitidas cinco notificações a estabelecimentos comerciais e proprietários de veículos.
As ações são respaldadas na Lei Municipal 5.354/98, que estabelece os níveis máximos de som e ruído na capital baiana de 60 decibéis (dB), entre 22h e 7h, e 70 dB das 7h às 22h. Denúncias de poluição sonora devem ser direcionadas para o Fala Salvador (156) ou realizadas presencialmente nas sete Prefeituras Bairro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp