Cidades

Após anos de decadência, Cine Teatro Jandaia será desapropriado pelo governo

Publicado em 08/11/2015, às 06h41   Adelia Felix (Twitter/;@adelia_felix)


FacebookTwitterWhatsApp

Em julho de 2012, a reportagem do Bocão News denunciou o estado de decadência que se encontrava o Cine Teatro Jandaia, localizado na esquina da Ladeira do Alvo com a Baixa dos Sapateiros, em Salvador. O espaço foi uma das importantes casas de espetáculos culturais da América do Sul na década de 60.
Conhecido como “o Palácio dos Artistas”, o espaço cultural exibiu, em sua fase áurea, espetáculos de música lírica, peças de companhias nacionais e internacionais além de lançamentos de filmes clássicos.  No local, onde se apresentaram artistas do porte de Carmem Miranda, Pablo Neruda, Raul Roulien, do pianista Guimar Novaes, Procópio Ferreira, Zoraide Aranha e Bidu Saião, Vicente Celestino e Lamartine Babo, entre muitos outros, está com suas portas fechadas, e hoje, com a arquitetura arruinada, é possível encontrar pedaços do teto pelo chão, vitrais e cadeiras de madeira destruídas.
No ano da publicação da reportagem, o assessor de comunicação do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (Ipac), Geraldo Moniz, afirmou que apesar do imóvel ser tombado pelo estado, isso não significava que a total responsabilidade da revitalização fosse do governo. "A primeira responsabilidade pela revitalização é do proprietário, que no caso do Jandaia é o carioca Cláudio Valansi. Em segunda instância aparece a prefeitura,  responsável pelo uso, ocupação e ordenamento do solo urbano da cidade que administra. E por fim, a instância pública que tomba, no caso o estado da Bahia, que tem tutela de proteção", disse.
Carlos Valensi é descendente de franceses e mora no Rio de Janeiro. Ele é herdeiro de um complexo de cinemas em várias cidades brasileiras, totalizando cerca de 60 imóveis, entre eles o Jandaia. 
Moniz afirmou também que "vários arquitetos baianos se inscreveram nos editais da Secretaria de Cultura (Secult) em 2012 para elaboração de projeto para Jandaia, e que os resultados seriam divulgados no final de agosto daquele ano”.
Neste sábado (7), três anos depois, o governo do Estado anuncia que vai desapropriar o prédio. A decisão foi tomada pelo governador Rui Costa, que determinou ao IPAC, nesta sexta-feira (6), a realização de ações emergenciais destinadas a impedir o desmoronamento do imóvel, tombado pelo órgão estadual em 2011.
Os técnicos do IPAC vão retirar os escombros que estão na área interna do prédio e garantir a salvaguarda de elementos que fazem parte da composição arquitetônica do local. O instituto também vai realizar o escoramento do edifício histórico. 
Ainda de acordo com a Secretaria de Comunicação do governo, paralelamente às ações realizadas pelo Ipac, o governador prepara decreto que será publicado no Diário Oficial do Estado desapropriando o imóvel, que foi abandonado pelo proprietário. “A Bahia precisa de equipamentos culturais que aproximem a população da arte, por isso não podemos deixar um ícone para a nossa cultura, como foi o Cine Jandaia, ser destruído. Nosso objetivo é que o novo centro seja voltado para a promoção de artistas locais”, disse o governador. 
Os vitrais franceses, em estilo Art Nouveau, instalados na fachada do prédio, que garantiam a luminosidade colorida no interior do Jandaia foram retirados do prédio por técnicos do IPAC em 2011. A Secretaria de Comunicação garante que os vitrais encontram-se, atualmente, sob a tutela do órgão, armazenados em local seguro. Em 2014, para garantir que o imóvel não fosse comercializado com outra finalidade que não de interesse coletivo, o Governo do Estado decretou o prédio como bem de utilidade pública. A desapropriação, próxima etapa a ser realizada, visa reverter a situação de abandono e ruína do Cineteatro Jandaia.
Enquanto o imóvel passa pelas intervenções do Ipac, o órgão vai elaborar, também por determinação do governador, um projeto de uso para o espaço. De acordo com João Carlos Cruz de Oliveira, diretor-geral do IPAC, "a proposta se adequará ao perfil do edifício e vai garantir a preservação do patrimônio histórico". 
Neste sábado, está previsto um abraço simbólico ao Cine Jandaia.
Cine Teatro Jandaia: patrimônio cultural abandonado
Publicada no dia 7 de novembro de 2015, às 8h30

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp