Cidades

Incêndios criminosos são debelados na Chapada Diamantina

Publicado em 19/11/2015, às 12h35   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



Focos de incêndio de grandes proporções foram debelados na noite de quarta-feira (18) nas margens da BR-242, próximo à comunidade de São João e Pai Inácio, na Chapada Diamantina. Segundo o secretário estadual de Meio Ambiente, Eugênio Spengler, há evidências no local de que o sinistro foi criminoso. “Com a ajuda do Corpo de Bombeiros e dos brigadistas que dão suporte ao controle do fogo, conseguimos debelar a queimada. Hoje [nesta quinta-feira (19)], será feito o rescaldo na região para garantir que não apareçam novos focos”.
Spengler disse que ainda não se sabe a motivação do crime. “Essa ação prejudica toda a região, uma vez que há uma imensa perda de patrimônio biológico e ambiental local, com supressão de vegetação, animais, além de impactos sobre a água e emissão de CO² [gás carbônico] na atmosfera, interferindo no clima”. Ele solicitou às pessoas que refletissem “sobre o mau que estão fazendo à humanidade por conta dessa ação criminosa”.
De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros da Bahia, coronel Francisco Luiz Telles de Macedo, o fogo proposital deixa rastros, que se proliferam rapidamente. “O autor do sinistro tem a certeza que o fogo vai proliferar. Mas as equipes dos bombeiros, com apoio dos brigadistas e da comunidade local não têm poupado esforços para combater os focos, dando um suporte fundamental ao combate ao incêndio”.
Até o momento, foram controlados os principais focos de incêndios registrados entre os municípios de Lençóis e Palmeiras, na BR-242, nas proximidades do Rio Mucugezinho, nas localidades de Campo São João, Morrão e Cercado, mas os brigadistas continuam no local como ação preventiva para que não haja reignição.
O combate ao incêndio foi reforçado com a chegada de uma aeronave Hércules C-130, que tem capacidade para transportar 60 mil litros de água por cada viagem, e um helicóptero Super Puma da Força Aérea Brasileira (FAB). No total, segundo a Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) são 11 aeronaves - sete aviões e quatro helicópteros, incluídos os enviados pelo Governo do Estado – estão a serviço do programa Bahia Sem Fogo. Este ano, o Governo da Bahia já investiu cerca de R$ 7 milhões para combater esse tipo de ocorrência, e, nesse momento, tem o apoio das prefeituras de Lençóis, Palmeiras, Wagner, Andaraí, Utinga e Iraquara. 
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp