Cidades

Dois novos focos de incêndio são confirmados na Chapada Diamantina

Publicado em 12/12/2015, às 18h54   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Dois novos focos de incêndio foram confirmados, neste sábado (12), na Chapada Diamantina. As regiões de Morro do Ouro (Serra do Cocal), em Barra da Estiva, e do Roncador, em Andaraí, são ameaçadas pelas chamas. O presidente dos Combatentes de Incêndios Florestais de Andaraí (Cifa), Homero Vieira, disse que a situação está fora de controle em Barra da Estiva e que já mobiliza equipe para atuar em Andaraí. Segundo informações do jornal Chapada, além dos novos focos, os incêndios atingem ainda os municípios de Palmeiras, onde fica o Vale do Capão, Ibicoara, Palmeiras, Jacobina e Pindobaçu.

"O fogo segue se alastrando em Barra e Andaraí. Em Ibicoara ainda temos uma cabeça, se conseguirmos controlar poderemos considerar sobre controle, mas outras áreas estão sendo monitoradas. A temperatura quente e o risco de termos um El Niño ainda mais intenso do que foi o ano passado tornam a previsão desoladora. Precisamos de chuva para amenizar a situação”, apontou Vieira.

Em nota divulgada na noite desta sexta-feira (11), a Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis (Bral) informou que o fogo em Lençóis segue castigando a fauna e flora da região. Há mais de 45 dias sofrendo com as chamas, a Chapada agora entra em estado de alerta e aflige também moradores do perímetro urbano. “Durante toda a semana as altas temperaturas dificultaram o combate diurno e o controle dos focos. Foram registrados diversos focos no município, os mais dramáticos encontram-se na região do Barro Branco, 21 e Lapão”, informou a brigada.

Situação de emergência no Capão
O fogo no Vale do Capão também se alastra rapidamente e pode atingir residências. A gravidade levou o prefeito da cidade de Palmeiras, onde o distrito está localizado, a decretar estado de emergência. Alguns moradores fizeram aceiro, ou seja, a retirada da mata no terreno em volta da cidade, para impedir que o fogo se propague. O fogo chegou a se aproximar de ruas de acesso à principal avenida da cidade.
Notícia relacionada:
Com volta do fogo na Chapada, governo contrata mais três aeronaves para combate

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp