Cidades

Chapada: governo disponibiliza R$ 500 mil em equipamentos para brigadistas

Publicado em 13/12/2015, às 09h22   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Foto: Mateus Pereira/GovBA/Divulgação
O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), comprou R$ 500 mil em Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para utilização dos brigadistas voluntários que atuam no combate aos incêndios na região da Chapada Diamantina. Parte desse material, que inclui luvas, máscaras, foice, abafadores, mochilas costais, facões, foices, pás, enxadas e fardamento, será entregue para os representantes das brigadas, no grupamento do Corpo de Bombeiro de Lençóis, neste domingo (13). 
Segundo o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, a compra realizada pelo Governo neste sábado (12) busca oferecer melhores condições às pessoas comprometidas com o combate ao fogo na região. "Os equipamentos que serão entregues hoje [neste domingo, 13] irão substituir os EPI´s perdidos durante o combate ao fogo. Mais EPI´s serão encaminhados para Lençóis no decorrrer da semana", frisou. "O envolvimento dos brigadistas voluntários é imprescindível para apoiar as demais ações que a Sema e o Inema realizam no combate às queimadas e incêndios florestais", acrescentou o titular da secretaria. O objetivo, segundo Spengler, é combater a incidência dos focos de calor e a propagação de incêndios florestais registrados durante o período de estiagem, que este ano está durando mais que o normal. 
Os últimos focos de incêndios começaram na semana passada, em decorrência dos raios que surgiram na região. "Como houve pouca ocorrência de chuvas, existe a possibilidade destes raios, incidindo em áreas de vegetação mais seca, terem provocado o início de novos focos", explicou o meteorologista do Inema, Heráclio Alves. Atualmente, a operação coordenada pelo programa Bahia Sem Fogo na região conta com 60 bombeiros militares, 40 brigadistas, 8 peritos, quatro veículos tracionados (4×4), três helicópteros e seis aviões modelo air tractors (capazes de transportar até 3,8 mil litros d´água). 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp