Cidades

Árvore morta será removida de circuito do Carnaval para evitar riscos

Publicado em 29/01/2016, às 15h50   Redação Bocão News (@bocaonews)



Após a queda da árvore na Avenida Tancredo Neves, que causou a morte de uma idosa na última sexta-feira (22), a prefeitura de Salvador irá retirar ávores mortas do circuito da folia. Segundo a prefeitura, um oitizeiro de aproximadamente dez anos precisará ser removido da região do Porto da Barra para evitar riscos à segurança da população que vai curtir o Carnaval no bairro. De acordo com a Secretaria de Manutenção (Seman), a árvore está morta e já apresenta sintomas como ressecamento e ausência total de folhas. De acordo com a equipe técnica do órgão, diversas perfurações foram encontradas no tronco, o que levanta a suspeita de que o oitizeiro tenha sido envenenado.
Conforme o diretor de Operações da Seman, Luciano Sandes, a situação do vegetal foi verificada após inspeção rotineira dos circuitos do Carnaval. "Por conta da proximidade da festa e do volume de pessoas que estarão na Barra durante o período de folia, a retirada da árvore é necessária para evitar que algum galho venha a cair sobre alguém. Pelas fotos e experiência, podemos sugerir que injetaram substâncias químicas para provocar a morte da árvore, mas para esta afirmação dependemos de uma análise laboratorial o que requer tempo que não temos".
O engenheiro Agrônomo da Seman Welison Quadros explica que a árvore, com cerca de cinco metros de altura, foi devidamente avaliada pela equipe técnica, que é composto por agrônomos, biólogos e técnicos agrícolas. Quanto a suspeita de envenenamento, o engenheiro informa que a situação será avaliada. "Recolhemos amostras do tronco, enviamos a um laboratório e devemos ter alguma resposta sobre o que matou o oitizeiro dentro de um mês".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp