Cidades

Prefeitura de Lauro entrega 128 escrituras em comunidade de Pouso Alegre

Publicado em 12/03/2016, às 23h45   Redação Bocão News (@bocaonews)



“Acordei cedo e fui logo agradecendo a Deus pelo dia tão esperado ter chegado, pois é muita alegria”. Essa foi a frase dita pelo auxiliar de serviços gerais, morador da comunidade do Pouso Alegre há mais de dez anos, Hélio Valdemar Dias. O munícipe fez parte das 128 famílias contempladas neste sábado (12), com escrituras reconhecidas em cartório de imóvel entregues pelo programa “TituLAR – Escritura Pública”. A solenidade ocorreu na Escola Municipal Solange Coelho, situada em Itinga.

Mesmo não tendo nascido de sete meses, o ansioso “Seu Hélio” como é mais conhecido, fez questão de ser o primeiro a chegar ao local do evento. “Cheguei aqui às 7h30, pois não gosto de atrasar”. Atento a cada detalhe que ocorria na cerimônia promovida pela Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, o seu coração bateu mais forte ao ser convidado a participar no palco juntamente com o prefeito de Lauro de Freitas, Márcio Paiva, do pronunciamento para todos os presentes. Emocionado e tímido “Seu Hélio” fez um discurso curto, porém bem autêntico, destacando sua sensação de sonho realizado.      

Com várias características em comum com “Seu Hélio”, o pintor José Queiroz ganha do auxiliar de serviços gerais no quesito tempo em que mora no Pouso Alegre. De acordo José Queiroz sua história com o Pouso Alegre já dura exatos 45 anos. “A Prefeitura está de parabéns com essa ação, pois nunca antes tinha ocorrido algo assim”, afirma.

É em busca de colecionar sorrisos como os de hoje, das 128 famílias do Pouso Alegre que receberam sua escritura reconhecida em cartório, que a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas está investindo na Regularização Fundiária através da Secretaria de Planejamento e Gestão Urbana (Seplan) com a execução do programa “TituLAR – Escritura Pública” coordenado pela Superintendência de Habitação (Suhab).  

De acordo com o prefeito de Lauro de Freitas, Márcio Paiva, o desejo em entregar as escrituras aos laurofreitenses é algo antigo – desde a época quando vereador por dois mandatos – só sendo possível realizar agora ao está à frente do executivo. “Hoje é um dia muito feliz na minha vida. Essa gestão está dando um documento legítimo que o cidadão tem a garantia que o imóvel é seu. Agradeço ao Legislativo Municipal e a todos os profissionais envolvidos nesse trabalho”, pontua.    

Entenda a ação – O Programa de Regularização Fundiária beneficiará cerca de 800 famílias das comunidades de Jardim Pouso Alegre, Aracui, Jardim Metrópole, Jardim Cidade Nova, Chafariz e Jardim Portão, totalizando aproximadamente 3.200 pessoas. Para integrar o “TituLAR – Escritura Pública”, a ocupação deve ser consolidada, em áreas de interesse social de propriedade municipal de até 250 m² que não apresentem situações de risco geológico, ocupada por famílias com renda de até três salários mínimos e que não possuam outro imóvel. Com esta iniciativa a Prefeitura dará a segurança da posse do terreno, garantindo a permanência das parcelas mais carentes da cidade, cumprindo assim a sua função social e dando dignidade a seus moradores.   

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp