Cidades

Praça vira motivo de briga entre padre e comunidade em Vila Laura

Publicado em 14/05/2016, às 07h19   Adelia Felix (Twitter: @adelia_felix)



Um espaço de lazer virou motivo de briga entre um padre e a comunidade de Vila Laura, em Salvador. Segundo moradores da localidade, em protesto contra o pároco Cícero, algumas pessoas deixaram até de assistir as missas da Igreja Jesus de Nazaré, na Rua Dr. Mario Rego dos Santos. 
Em conversa com o Bocão News nesta sexta-feira (13), uma representante da Organização Comunitária Vila Viva, Renata Massa, afirma que o líder religioso destruiu o espaço. “A única coisa que nós queremos é respeito. Tínhamos bancos, brinquedos, grama, flores, plantas e agora está tudo destruído. Tivemos vários padres na igreja e todos procuraram preservar a praça, exceto ele. Agora não é nem mais Praça da Manteiguinha é a Praça da Igreja. Ele colocou pneus, que estão cheios de formigas e que podem ainda ser focos de doenças e afastou os moradores. Mandou também derrubar árvores”, conta.
Ainda segundo Renata, o padre também já se desentendeu com fiéis. “A briga não é apenas por causa da destruição do espaço. Se não concordar com ele a pessoa é expulsa. Teve uma senhora que ele chamou de demônio porque foi de encontro as ideias dele. Um dia, um professor de capoeira estava ensinado as crianças a origem do berimbau, ele plantou uma muda no local, mas o padre se revoltou e arrancou. Tudo isso na frente das crianças. Aqui a gente não pode mais conversar, fazer ginástica, não pode fazer mais nada. Antigamente a igreja e a comunidade andavam de mãos dadas. Até uma cruz ele arrancou”.
No próximo domingo (15), vestidos de branco, moradores prometem se reunir em frente ao templo para protestar contra as atitudes do pároco. “O que queremos é revitalizar a nossa praça. Queremos de volta o nosso direito de usá-la, e de preferência que remova esse padre daqui. Procuramos ele, mas ele não quis nos ouvir. A gente até já procurou até a Arquidiocese”.
Nesta manhã, moradores contaram para nossa reportagem que o fechamento de parte do fundo da igreja atraiu usuários de drogas. Além disso, eles disseram também que moradores utilizavam as árvores para praticar slackline, mas o padre cortou as árvores para evitar a prática do esporte. 
Além disso, a população disse que os bancos que ficavam ao redor na praça, ao redor da igreja, assim como os brinquedos, foram retirados e jogados em um matagal, no qual há uma placa da Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (LIMPURB) informando sobre a penalização através de multa para quem jogar lixo e entulho no local.
Procurada pelo Bocão News, a assessoria da Arquidiocese de São Salvador da Bahia informou que a área de terreno onde está edificada a igreja Matriz da Paróquia Jesus de Nazaré, na Vila Laura é de propriedade desta Arquidiocese. Além disso, a Arquidiocese acrescenta que todas as providências necessárias estão sendo tomadas para a garantia da preservação e da segurança da Paróquia e da comunidade local. 
Colaborou Tiago Di Araújo
Veja mais fotos clicando aqui.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp