Cidades

Ainda fora da requalificação, Rua do Meio no Rio Vermelho alaga com chuvas

Publicado em 15/05/2016, às 15h59   Tiago Di Araujo (twitter: @tiagodiaraujo)


FacebookTwitterWhatsApp

Apesar de grande parte do bairro ter sido requalificado, os moradores da Rua do Meio, no Rio Vermelho, ainda aguardam a requalificação passar por lá. Enquanto isso, as chuvas continuam castigando o local, que na manhã deste domingo (15) se transformou em um verdadeiro rio de lama, como pode ser visto na denúncia realizada pela página Rio Vermelho em Ação no Facebook.
"A Rua do Meio, no Rio Vermelho, rua que passa pelo "requalificado" Largo da Mariquita, atual palco de shows, após as chuvas dessa madrugada e manhã, alagou novamente. De quem é culpa dessa vez? Dos 44 milhões (declarados) investidos? Se o Rio Vermelho requalificado está dessa forma, o que esperar, então, das áreas mais carentes que sempre sofrem com o descaso e a omissão? Se liga, ACM Neto, a gente precisa é de árvores, de solo, de rio! Chega de cimento, chega de obra fuleira, chega de omissão!", dizia a publicação que mostra imagens da situação enfrentada pela população da rua com as chuvas. 
Horas depois da postagem, a reportagem do Bocão News esteve no local e constatou que a lama já havia escoado, mas presenciou a bronca dos moradores. "Há muito tempo que isso já acontece. A prefeitura disse que ia reformar aqui também, mas até o momento nada", contou Dona Carmen, moradora da rua há 40 anos, ao ressaltar a importância do local. "Essa rua fica entre a Odilon Santos e a Oswaldo Cruz, e mesmo assim está nessa situação". 
Já seu João Francisco, sentado na porta de casa, bradou com a falta de atenção das autoridades e destacou as tarifas cobradas para os moradores. "Antigamente não era assim. Mas, depois começaram a fazer obras pra todo lado aí e não lembraram de nós aqui. Só de esgoto pagamos R$ 80, fora o IPTU que é alto, mas parece que não é suficiente para fazerem o que tem que fazer aqui", reclamou o idoso que disse morar há mais de 50 anos na rua. 
A reportagem entrou em contato secretário municipal de Infraestrutura e Defesa Civil de Salvador, Paulo Fontana, que não soube garantir se a Rua do Meio será requalificada. "Estamos concluindo o projeto de drenagem daquela área. Será concluído nso próximos 20 dias. Existem fases na obra do Rio Vermelho e estamos fazendo a segunda fase agora". Questionado se a Rua do Meio será incluída na fase seguinte, Fontana desconversou. "Estaremos discutindo com o prefeito no final do mês de maio já com o projeto na mão".
A segunda fase da obra está em andamento no trecho entre o largo de Santana e a curva da rua da Paciência e deverá ser entregue em junho. Nesta etapa, o valor total da intervenção está estimado em R$ 2,5 milhões, valor custeado pelos cofres municipais. Por falta de recursos, o trecho entre o largo da Mariquita e o Quartel do Exército de Amaralina, que estava programado para a 3ª etapa das obras, foi suspenso pela prefeitura por falta de recursos.
Fotos: Paulo M. Azevedo (Bocão News) / Reprodução (Rio Vermelho em Ação - Facebook)

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp