Cidades

Após crise, gestão do abastecimento de água em Itabuna passará para a Embasa

Publicado em 21/09/2016, às 12h38   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Depois da crise no abastecimento de água vivenciada pelo município de Itabuna, no sul baiano, o governador Rui Costa determinou, nesta quarta-feira (21), a transferência do serviço para a Embasa. A gestão do serviço estava a cargo da Empresa Municipal de Saneamento Ambiental (Emasa). O protocolo de intenções para cooperação entre a prefeitura e o Estado foi assinado por Rui, pelo presidente da Embasa, Rogério Cedraz, e pelo prefeito Claudevane Leite na manhã de hoje. 

“Esta assinatura é simbólica, mas ainda é preciso a aprovação do convênio na Câmara de Vereadores e também do Plano de Saneamento. Somente depois o contrato vai ser assinado. E, a partir de 120 dias da assinatura do contrato, nós vamos regularizar o abastecimento, por meio de fortes investimentos, para as pessoas perceberem no volume e na qualidade a diferença da água que Itabuna vai consumir”, disse Rui.

O governador ressaltou ainda que Itabuna está sofrendo um colapso, seja no volume, seja na qualidade da água distribuída. “Se nós formos falar de esgotamento, a situação é mais dramática ainda. Itabuna está atrás de muitas cidades de pequeno porte. Nós vamos ter que buscar soluções em curto, médio e longo prazos para colocar o município no mesmo patamar de abastecimento e saneamento de outras cidades da Bahia. E além dos investimentos, estamos assumindo R$ 26 milhões de dívidas da empresa”, lembrou o chefe do Executivo.

Com a transferência da gestão, cerca de 150 servidores da Emasa serão acolhidos pela Embasa. "Eles deixarão de ser funcionários da Emasa e passarão a ser da Embasa. Os servidores que não forem aproveitados pela Embasa, continuarão trabalhando na prefeitura, nas mesmas condições da empresa”, avisou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp