Cidades

Queda de energia afeta vários bairros de Salvador e cidades do interior

Publicado em 17/11/2016, às 09h58   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Diversos bairros de Salvador ficaram sem energia elétrica na manhã desta quinta-feira (17). Procurada pela reportagem do Bocão News, a assessoria da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) informou que houve um problema na linha de transmissão da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). Em algumas localidades o serviço já foi restabelecido. 
A falta de energia atingiu o Aeroporto de Salvador, mas geradores foram acionados. Segundo a Infraero, não houve atrasos em voos. A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) também teve o serviço interrompido. O serviço foi restabalecimento minutos depois por causa de geradores. A queda de energia atingiu ainda o Shopping Bela Vista e o Shopping da Bahia, no entanto a energia foi restabelecida também por causa de geradores. 
As estações de metrô de Salvador ficaram paradas por alguns minutos. Os portões de acesso aos terminais foram fechados e os usuários precisaram esperar a retomada do fornecimento de energia nos locais. A CCR Metrô, empresa que administra o sistema, informou que o serviço voltou a ser oferecido.
A Transalvador informou por meio de nota que o "blecaute" causou a parada dos semáforos. A autarquia explica que com o retorno da energia elétrica, a maioria dos equipamentos voltou a funcionar automaticamente, enquanto que os demais retornam no “modo de segurança” (intermitente no amarelo). Entre os bairros que ficaram sem energia estão Pituba, Vila Laura, CAB, Ondina, Calçada, Barra, Rio Vermelho, Graça, Barbalho, Ribeira e Federação.
Além da capital baiana, o problema atingiu os municípios de Tucano, Euclides da Cunha, Cipó, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal, Banzaê e Quijingue. O serviço foi completamente normalizado às 10h20. 
A Chesf informou que o apagão ocorrido foi provocado por um curto-circuito em equipamento na subestação Pituaçu, localizada na capital baiana. Segundo a Chesf, por causa da falha houve o desligamento do barramento de 230 kV da subestação, e como consequência, o desligamento das subestações Matatu e Narandiba, interromperam parte do suprimento energético. A Companhia afirma que imediatamente após a ocorrência, foram adotadas as providências operacionais para o restabelecimento das cargas, sendo a situação normalizada às 10h20.

Atualizada às 16h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp