Cidades

Não houve nenhum registro de queda de raio em Salvador, diz diretor do INMET

Publicado em 02/12/2016, às 09h23   Adelia Felix



Na manhã desta sexta-feira (2), o diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) procurou a reportagem do Bocão News para esclarecer que não houve nenhuma queda de raio na capital baiana.
Durante entrevista, Itajacy Diniz se referiu a uma informação dada após queda de uma árvore centenária que fica no terreiro Alaketu, na Rua Luis Anselmo, no bairro Matatu de Brotas, em Salvador. Por causa da queda da árvore, uma idosa morreu e quatro pessoas ficaram feridas. Ao site, a iatissá da casa, Suzane Ciags, contou que o acidente aconteceu após a árvore ser atingida por um raio. O corpo foi removido pelos bombeiros.
“Não tem nenhuma marca de raio na árvore. Quando o raio atinge uma árvore sai queimando tudo, pega fogo. Nessa madrugada não havia nenhuma nebulosidade ou atividade metrológica dessa densidade”, detalhou.
A Seman informa que a pedido dos próprios moradores da localidade, já esteve no local para tentar fazer a erradicação da árvore, mas foi impedida pelos proprietários do terreno, que alegaram motivos religiosos (a árvore é considerada sagrada pelo terreiro). Como trata-se de uma área privada, a prefeitura não fez a erradicação.
Segundo a prefeitura, "engenheiros e servidores da Seman auxiliam o Corpo de Bombeiros na delicada operação de retirada dos galhos para que não haja riscos da árvore, que está sustentada por um muro, volte a tombar durante a ação dos órgãos públicos para a retirada da vítima fatal. Toda a área foi isolada. Três imóveis foram destruídos totalmente e cinco parcialmente. A Semps e o serviço social da Codesal estão dando todo o suporte aos familiares das vítimas e pessoas que perderam os imóveis".
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) condenou o imóvel onde funciona o terreiro, que é uma construção do século XVIII, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em dezembro de 2004.
Até às 09h37 desta sexta-feira, a Codesal, recebeu 14 solicitações de emergência. Foram três alagamentos de imóvel, uma ameaça de desabamento de imóvel, uma árvore caída, um desabamento de imóvel, um desabamento de muro, um desabamento parcial e seis deslizamentos de terra. A Codesal permanece de plantão durante 24 horas através da central 199.​
Matéria relacionada
Árvore de terreiro de candomblé cai e mata idosa no Matatu de Brotas
Queda de árvore em Brotas: Seman diz que foi impedida de fazer poda

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp