Cidades

Anunciada em 2014, revitalização do Parque de Pituaçu segue paralisada

Publicado em 26/01/2017, às 19h10   Chayenne Guerreiro


FacebookTwitterWhatsApp

O Parque de Pituaçu aguarda, desde março  de 2014, quando o então governador Jaques Wagner assinou a ordem de serviço para o início das obras de requalificação do local, a finalização das intervenções de um dos mais importantes espaços públicos de lazer a céu aberto de Salvador.
Na época, o prazo estipulado para a finalização do investimento de R$ 14 milhões era de 14 meses. O dobro de tempo depois, mais precisamente 34 meses, o local permanece no abandono.
As melhorias anunciadas:  reforma dos 15 quilômetros de ciclovias,  acessibilidade, sinalização, iluminação, limpeza, entre outras coisas deram lugar  a entulhos e tapumes. A equipe do Bocão News esteve no local e registrou em fotos a realidade do cenário. O mato cresce na maior parte dos locais, balanços e píer estão interditados, garrafas, folhas e lixo completam a paisagem. 
Em agosto de 2015, o então secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, anunciou a retomada da obra para setembro do mesmo ano. O que não aconteceu. Na ocasião, ele alegou que a paralisação ocorreu por conta da falta de recursos, mas que a secretaria tinha garantido R$ 7 milhões para o retorno. A previsão da nova entrega era em maio de 2016. 
Em contato com a secretária de Comunicação do Governo do Estado (Secom), o órgão não apontou um novo prazo para a revitalização do espaço e limitou-se a informar que “o Governo está readequando o projeto de recuperação do Parque de Pituaçu à nova realidade orçamentária do Estado, que foi impactada pela crise econômica nacional, para retomar as obras no local o mais breve possível”.
Enquanto isso a população continua utilizando o parque seja para caminhar, andar de bicicleta ou disfrutar do ambiente de lazer. As pessoas frequentam o equipamento mesmo sabendo da degradação e em alguns casos, como nos brinquedos, dos riscos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp