Cidades

Após impasse e desabamento parcial, Centro de Convenções começa a ser desmontado

Publicado em 05/03/2017, às 12h23   Vinícius Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

Depois do impasse quanto ao seu futuro, que culminou em definição após desabamento de uma estrutura em setembro do ano passado, o Centro de Convenções da Bahia, no Jardim Armação, começa a passar efetivamente por processo de desmontagem. Neste sábado (4), operários e máquinas que prestam serviço à construtora Magalhães Júnior Locações e Serviços Ltda - que foi escolhida por meio de contratação emergencial, com dispensa de licitação - foram vistos no local, conforme registro feito pelo Bocão News.
Nesta tarde, a reportagem tentou colher informações sobre o processo de demolição junto ao engenheiro responsável pela obra, mas o mesmo disse que não tinha autorização para dar detalhes do trabalho feito no local. 
Conforme o secretário de Turismo, José Alves, a obra teve início após imbróglio com a Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) "por conta da demora na emissão do alvará". "Já estava sendo feito desde antes do Carnaval, mas agora está chamando mais a atenção porque estamos tirando a parte que ruiu. É uma retirada muito cuidadosa, porque ali não entra homem, só máquina", explicou o titular da pasta.  
A obra de "demolição parcial das estruturas metálicas e de concreto do Centro de Convenções da Bahia" contém alvará nº 2248, conforme placa de autorização emitida pela Sucom, expedido em 26 de dezembro de 2016 e válido por 6 meses. 
O anúncio de demolição foi feito pelo então chefe da Casa Civil, Bruno Dauster, logo após o desabamento ocorrido em 23 de setembro de 2016. Antes de iniciar a demolição, um plano de emergência foi feito no local para retirada de uma estrutura que corria risco de novo desabamento.
Antes do acidente, que deixou três policiais militares com escoriações leves, o equipamento havia passado por reforma que custou R$ 15 milhões.  A ordem de serviço para demolição é no valor de R$ 1,89 milhão, com prazo para desmontagem estimado em 120 dias.  
Galeria - Empresa inicia desmonte do Centro de Convenções
Notícias relacionadas:
Após apontar falhas, Crea pede estudo antes de demolição do Centro de Convenções
Centro de Convenções sai este ano e não será no Stiep, afirma secretário
Atualizada às 18h de 04/05
Publicada originalmente em 04/05 às 16h23

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp