Cidades

Projeto Fala Menina movimenta estudantes contra o machismo

Publicado em 26/07/2017, às 14h33   Redação Bnews



A Secretaria de Política para as Mulheres (SPM-BA)  promoveu junto com a cantora baiana Larissa Luz e a militante dos movimentos negro e feminista Eliane Dias a segunda edição do projeto 'Fala Menina', no Colégio Estadual Severino Vieira, em Salvador, nesta quarta-feira (26).

Com o tema 'Jovens Negras, Inspirar para Libertar', o bate-papo comemorou o Dia da Mulher Negra Afro-Latino-Americana e Caribenha (25 de julho).

O projeto tem como objetivo debater temáticas atuais referentes ao empoderamento feminino, a partir de vivências e trajetórias de personalidades convidadas.

Eliane Dias explicou como mudou a realidade dentro da própria casa. Ela deixou, por exemplo, de viajar para o exterior - mesmo com tudo pronto - quando descobriu que a viagem era “só para homens”. Após o episódio, a relação com o marido, o cantor Mano Brown, do grupo Racionais MC, foi transformada.

“Eu trago para o debate a possibilidade de a gente dar visibilidade aos problemas das mulheres negras e as experiências feitas em São Paulo. Daqui, com certeza, eu levo muita inspiração, arte e conhecimento. Na Bahia, a gente tem toda essa resistência; tudo isso é bem potencializado”, afirmou Eliane.

As histórias de Larissa Luz e Eliane Dias marcaram os estudantes, especialmente as meninas. Sara Pimenta, 15 anos, comentou que há alguns anos as mulheres eram educadas para servir o homem. “Se a gente cozinhava, as pessoas falavam que já podíamos casar. Mas eu penso que se eu faço comida, lavo e passo, é porque vou ter a minha vida. Independência é viver sem depender de ninguém".

Geovana dos Santos, 15, compartilhou os planos para os próximos anos. “Eu penso em construir meu futuro com bastante garra e determinação. Quero ser independente, sem precisar de ninguém para correr atrás de meus sonhos. Eu preciso estudar bastante e me dedicar para ser uma jornalista”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp