Cidades

Número de visitantes no Mercado Modelo de Salvador dobra em um ano

Publicado em 03/08/2017, às 21h41   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma das mais importantes opções de lazer e cultura, o Mercado Modelo de Salvador registra 300 visitas diárias e oito mil frequentadores mensais. O dado é da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), que destaca o dobro no fluxo de visitas baseada no período que não era administrado pela prefeitura. Ainda conforme a Semop, as visitas tiveram os números dobrados após as melhorias realizadas no equipamento após ter a gestão assumida pela prefeitura.

Segundo o órgão, o Mercado Modelo passou diversas intervenções foram realizadas para garantir mais conforto e facilitar o trânsito de quem passa diariamente pelo local. Já as ações de cultura ganharam destaque, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM). A Semop destacou melhorias que vão desde a correção de infiltrações e da parte elétrica, que prejudicava a atividade comercial do lugar, até a restauração da varanda do mercado e a substituição das lâmpadas convencionais por modernos equipamentos em LED, proporcionando mais economia no consumo de energia.


O órgão também destacou a melhoria na segurança, com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM). Todos os exaustores voltaram a funcionar e houve um incremento da fiscalização dentro do mercado e no entorno. Foram realizadas também ações para prevenção de incêndios, distribuição de forma padronizada dos 263 boxes e dos sanitários, bem como o ordenamento da área de alimentação. Ocorreu ainda a reforma completa do telhado, evitando que o mau tempo prosseguisse como complicador das atividades do centro de compras.

Os itens de acessibilidade foram aplicados seguindo o projeto desenvolvido pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF). A intervenção custou R$ 480 mil aos cofres municipais. A pasta municipal aponta outro avanço da atual gestão: a limpeza, com lavagem externa promovida diariamente e interna, semanalmente. "Em breve, vamos divulgar novas ações que serão realizadas em conjunto com os permissionários, sempre buscando o fortalecimento desse importante ponto turístico da cidade", complementa Passos.

Cultura – Como braço artístico da nova gestão, o Mercado Modelo passou também a oferecer apresentações musicais por meio do Viver o Mercado. Durante um ano, o projeto contou com a apresentação de 27 grupos artísticos para um público fixo de aproximadamente 6 mil pessoas, sem contar com os passantes.

O projeto teve início em setembro de 2016, concentrando ações de entretenimento, cultura, informação e lazer, ocorrendo de forma ininterrupta até junho de 2017, com o Pôr do Sol no Mercado, sempre às sextas-feiras, das 17h às 18h. Além disso, a FGM levou ao local o Pôr-do-Sol no Mercado, espaço para happy-hour com música ao vivo no final de tarde, na área gastronômica do mercado.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp