Cidades

Fortes ventos e chuva causam alagamentos e queda de energia em Salvador

Eloina Maciel
Travessia Salvador - Mar Grande foi suspensa às 17h deste sábado; sistema só deve operar no domingo  |   Bnews - Divulgação Eloina Maciel

Publicado em 09/12/2017, às 18h59   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Ventos fortes e uma intensa chuva atingiu a capital baiana por volta das 17h, neste sábado (9). Trovões e raios também foram registrados. A previsão do setor de meteorologia do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) é que nos próximos dias, Salvador e Região Metropolitana enfrentem chuvas fortes e de curta duração. As temperaturas devem se manter estáveis, com mínimas de 23°C e máximas de 32°C.

Por meio de nota, a Defesa Civil (CODESAL) informou 13 solicitações foram registraas: quatro alagamentos de imóveis, um alagamento de área, três ameaças de desabamento, uma árvore caída, dois destelhamentos e dois deslizamentos de terra. Não houve registro de ocorrênciaa graves ou feridos. Na Cidade Baixa, onde foram registrados diversos pontos de alagamentos.

Por causa do mau tempo e fortes ventos na capital baiana, que chegaram a 38 km/h, a travessia Salvador - Mar Grande foi suspensa às 17h deste sábado. A expectativa é de que o sistema volte a operar no domingo.

Foto feita por Viviane Nonato, na Barra, em Salvador.

Chuvas intensas também são esperadas nas regiões Oeste, São Francisco, Sudoeste e Sul. Para o Norte, Nordeste, Chapada Diamantina e Recôncavo baiano, o tempo também será favorável à ocorrência de chuvas.

Por meio do Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN), a Marinha do Brasil emitiu novos avisos de mau tempo, substituindo os anteriores, para as áreas marítimas e litorâneas adjacentes à costa baiana.

Na área marítima entre Belmonte, no sul do litoral baiano, e Ilhéus, há aviso de vento forte de com velocidades entre 51 e 74 km/h e rajadas, até as 21h de domingo (10).

Na área entre Belmonte e Ilhéus, também há previsão de mar grosso, com ondas com até 5 metros de altura, até as 21h de domingo.

Há ainda Aviso Especial de Tempestade Subtropical na área marítima compreendida entre Cabo Frio (RJ) e Caravelas (BA), a uma distância da costa de aproximadamente 144 km, movendo-se para sudeste, com ventos ciclônicos variando entre 62 e 87 km/h e rajadas de 75 a 101 km/h, até as 9h da próxima segunda-feira (11).

A Marinha recomenda atenção aos navegantes. Também é recomendado que sejam redobrados cuidados no fundeio e na amarração das embarcações nas proximidades da costa, a fim de evitar que estas se soltem e fiquem à deriva.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp