Cidades

Nova rodada de negociação definirá rumos da greve nas obras do metrô 

Mateus Pereira/GOVBA
Sindicatos dos trabalhadores e patronal se reúnem em audiência de conciliação na manhã desta sexta (13)   |   Bnews - Divulgação Mateus Pereira/GOVBA

Publicado em 13/04/2018, às 08h55   Redação BNews



Uma nova rodada de negociação entre o Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicon) e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem do Estado da Bahia (Sintepav) pode definir nesta sexta-feira (13) os rumos da greve no setor. A reunião ocorrerá às 9h, na sala de sessões do Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5-BA), no bairro de Nazaré, em Salvador.

O objetivo é pôr fim à paralisação em diversos canteiros de obras do estado, dentre os quais o do metrô da capital, cuja mobilização foi deflagrada há uma semana, em decorrência de campanha salarial da categoria.

Na primeira audiência, realizada na tarde da última quarta (11), a desembargadora Maria de Lourdes Linhares, presidente do tribunal e da Seção Especializada em Dissídios Coletivos (Sedc), ouviu as partes e propôs o retorno dos empregados às atividades, uma vez que as negociações ainda estão em andamento. Na ocasião, os profissionais apresentaram a pauta da data-base.

De acordo com o Sintepav, o impasse envolve a falta de obrigatoriedade do pagamento da cesta básica, a suspensão do contrato de experiência de 30 dias e a retirada da obrigatoriedade do pagamento da chamada Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

Caso as partes não entrem em consenso, o TRT5-BA designará um relator e o processo irá a julgamento.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp