Cidades

Após denúncias, implantação do Parque das Dunas de Abrantes e Jauá é discutida

Reprodução
Crime ambiental no APA foi denunciado pelo BNews, no ano passado  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 03/05/2018, às 11h54   Adelia Felix


FacebookTwitterWhatsApp

A implantação do Parque Municipal das Dunas de Abrantes e Jauá, em Camaçari, na região metropolitana de Salvador, vai ser discutida em audiência pública, neste sábado (05), a partir da 8h, na Associação Beneficente, localizada na Praça de Jauá. O Parque das Dunas, criado há 41 anos, é alvo de crimes ambientais causados pela retirada irregular de areia, queimadas, desmatamento e especulação imobiliária, além da exploração irregular e ilegal dos recursos naturais.

O crime ambiental foi denunciado ao BNews, em agosto do ano passado, por Moradores da Rua Aquarius e Via Parque (AVP).  Segundo o conselheiro fiscal da Associação, Gustavo Snoeck, quase um quilômetro quadrado da Área de Proteção Ambiental (APA) já foi destruído após extração ilegal de areia. 

Para reportagem, ele afirmou que, além do “roubo indisfarçado de areia das dunas”, o local tem sido alvo da ação de grileiros, e servido também para a prática ilegal de eventos esportivos. Snoeck reclamou também que os órgãos públicos agem com “descaso e indiferença”. 

O evento que acontece neste fim de semana é organizado pela Frente Parlamentar Ambientalista da Bahia, coordenada pelo deputado estadual Marcelino Galo (PT), e pelo movimento SOS Dunas de Abrantes e Jauá. 

Relacionada

Crime ambiental: APA em Jauá e Abrantes é destruída e invadida por grileiros

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp