Cidades

Obra de requalificação da Rua Chile prevê rebaixamento da rede elétrica

Reprodução
As obras no local fazem parte das ações do Governo do Estado por meio do projeto 'Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador'  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 11/05/2018, às 15h52   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A primeira rua do Brasil, localizada no Centro Histórico de Salvador, a Rua Chile passará por intervenções que irão deixar o local totalmente repaginado. Nesta sexta-feira (11), o gestor da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas/Conder), Maurício Mathias, se reuniu com o diretor do Hotel Fera Palace, Paulo Marques, para discutir o impacto e o cronograma da obra. 

Segundo o gestor da Dircas, a expectativa é de que a obra seja iniciada em breve e deve durar quatro meses. “Hoje viemos alinhar o cronograma executivo da obra e articular ações que minimizem o impacto para os comerciantes e o principal empreendimento instalado na Rua Chile, que é o Hotel Fera Palace. A partir dessa obra, viabilizamos a implantação de uma infraestrutura que até então não existia e retiramos a poluição visual dos imóveis tombados dessa região”, esclarece. 

O trecho de 500 metros da rua Chile passará por serviços que incluem vala única, que consiste no rebaixamento da rede elétrica, de iluminação e de telecomunicações; com isso toda a fiação passará a ser subterrânea. Haverá também a implantação da rede de gás. Além disso, a pavimentação da Rua Chile voltará a ser em paralelepípedo. 

Para o início das obras, a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder) aguardava a aprovação do projeto de arqueologia para o rebaixamento da fiação encaminhado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), já que a área é tombada pelo órgão. A Conder foi notificada da autorização no último dia 4 de maio. 

As obras no local fazem parte das ações do Governo do Estado por meio do projeto 'Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador', que entre as ações prevê a pavimentação de vias e requalificação de calçadas com melhorias na acessibilidade. A intervenção na Rua Chile faz parte do lote 2 do projeto, que inclui além da área do Centro Histórico, os bairros do Dois de Julho, Nazaré e Politeama. Nesta etapa serão investidos R$ 42,9 milhões na recuperação de 89 vias. O investimento total na recuperação das ruas do Centro Antigo da capital baiana é de R$ 124 milhões, contemplando mais de 270 vias. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp