Cidades

Jacobina: após denúncia, prefeitura nega fechamento de posto de saúde e falta de médicos

Leitor BNews
Por meio de nota, a assessoria do município disse que “infelizmente é perceptível na foto uma figura política da cidade, que é inconformada com as suscetíveis derrotas”  |   Bnews - Divulgação Leitor BNews

Publicado em 10/09/2018, às 09h09   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A prefeitura da cidade de Jacobina, no centro-norte da Bahia, esclareceu por meio de nota enviada ao BNews a suposta falta de médicos e do posto de saúde fechado durante o feriado neste fim de semana. Uma pessoa sofreu um acidente durante um passeio, no vilarejo de Itaitu.

Para reportagem, a assessoria da prefeitura afirma que “dispõe sim, de serviço de saúde e ambulância de plantão”. Segundo a nota, “não há registro de acidentes em Itaitu, nem nos boletins da Guarda Civil Municipal, nem nos registros da 24ª Companhia Independente da Polícia Militar da Bahia (CIPM)”. 

Ainda de acordo com a nota do município, “é interessante ressaltarmos que Postos de Saúde tem os seus horários determinados pelo Ministério da Saúde, de Segunda a Sexta Feira, das 8h às 17h, tal qual Posto de Saúde da Família em Itaitu. Não é algo inerente à Jacobina, em nenhuma cidade do Brasil, PSFs abrem em finais de semana”. 

No esclarecimento, a prefeitura cita que “infelizmente é perceptível na foto uma figura política da cidade, que é inconformada com as suscetíveis derrotas no campo político”. Ressalta ainda que, a cidade tem “a melhor UPA da Bahia com aprovação de 98% da População, temos o melhor hospital da região passando por reformas, ampliações e em breve será entregue UTI Neonatal e Centro de Parto Natural”.


Leia a nota na íntegra:
Com relação à reportagem veiculada no Site Bocao News em 09 de Setembro de 2018, matéria postada às 21:23 h. Primeiramente informar que Itaitu é um Vilarejo com cerca de 300 Famílias e que a Prefeitura de Jacobina dispõe sim, de serviço de saúde e ambulância de plantão como é possível ver a mesma no local de socorro às vítimas, fica claro também que o veículo Fiat Strada que foi fotografado em frente à Unidade de Saúde da Família, não está no local do socorro. Fica perceptível também que o acidente ocorreu durante o dia e conforme apurado na parte da tarde, já a foto do suposto carro que teria dado socorro está à noite. Do local do acidente, (Ladeira de acesso à Cachoeira Véu de Noiva) ao PSF são cerca de 500 metros, então uma foto pelo dia e outra à noite já se percebe a maldade e falta de informação do denunciante. Dizer que há mais de 100 Cachoeiras no Distrito demonstra mais um ponto de total desconhecimento e tentativa de agigantar algo, no local tem-se 32 Cachoeiras Catalogadas. Outro fato interessante é que não há registro de acidentes em Itaitu, nem nos boletins da Guarda Civil Municipal, nem nos registros da 24a CIA PM BA. Contudo é interessante ressaltarmos que Postos de Saúde tem os seus horários determinados pelo Ministério da Saúde, de Segunda a Sexta Feira, das 8:00 às 17:00, tal qual Posto de Saúde da Família em Itaitu. Não é algo inerente à Jacobina, em nenhuma cidade do Brasil, PSF’s abrem em finais de semana. Infelizmente é perceptível na foto uma figura política da cidade, que é inconformada com as suscetíveis derrotas no campo político. Diferente da denúncia infundada, temos hoje em Jacobina a melhor UPA da Bahia com aprovação de 98% da População, temos o melhor hospital da região passando por reformas, ampliações e em breve será entregue UTI Neonatal e Centro de Parto Natural, realizando acessos permanente na área de transplantes renais, sendo a cidade do interior da Bahia referência em Nefrologia, 19 unidades de saúde da família funcionando permanentemente com equipe médica, a exemplo de Itaitu com equipe de médicos, enfermeiros, técnicos, além de uma equipe de saúde móvel é junto à comunidade prestando serviço de assistência social, com assistentes sociais, psicólogos em fim cumprindo o que determinam as diretrizes de saúde pública. É lamentável perceber que no melhor momento da saúde pública do município ainda há aqueles que preferem dar-se à práticas antigas e de grupelhos, com o intuito de denegrir a imagem da cidade, do principal polo turístico do Piemonte da Diamantina. “Nada Podemos contra a verdade se não pela verdade”

Relacionada
Com posto de saúde fechado, feridos precisam ser socorridos por moradores em Itaitu; assista

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp