Cidades

Cratera gigante de Vera Cruz aumenta e chega a cerca de 84 metros de comprimento

Divulgação / Down Química
A Dow explica que as medições e o monitoramento da erosão são constantes  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Down Química

Publicado em 28/09/2018, às 07h12   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A cratera gigante que se abriu misteriosamente perto da vila de Matarandiba, em Vera Cruz, Ilha de Itaparica, aumentou 5,6 metros de comprimento em quase um mês, segundo a empresa Dow Química, que atua na área. A erosão chega a 83,5 metros de comprimento. As informações foram divulgadas pelo G1.

Segundo a multinacional, a cavidade também aumentou de tamanho na largura. Em agosto, estava com 33 metros, agora foi para 34,4 metros, mas reduziu na profundidade, de 44,9 metros para 41,2 metros. As causas do fenômeno ainda são investigadas.

A empresa informou também que são feitos serviços para que a cerca instalada no local da erosão avance mais 30 metros. Atualmente, a barreira está instalada em um raio de 30 metros. A reinstalação do equipamento deve ser concluída nas próximas semanas.

Também foram instalados no local cinco novos sensores para medir abalos sísmicos. Até então, não foram apresentadas variações. A capacidade de alcance de cada equipamento chega a um raio de 4km, o que cobre toda a Vila de Matarandiba, segundo a empresa.

A Dow explica que as medições e o monitoramento da erosão são constantes. A transformação gradativa da cratera era prevista e deve continuar até a completa estabilização do terreno.

A tendência, segundo a empresa, é que as bordas da erosão fiquem do mesmo tamanho que o fundo dela, e hoje a parte inferior possui perímetro maior do que o das bordas superiores.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp