Cidades

Venezuelanos desembarcam na Bahia com residência temporária e vagas de trabalho

Marcelo Camargo/Agência Brasil/
Com as viagens desta quinta, passa de 2,8 mil o número de imigrantes que já participaram da interiorização  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil/

Publicado em 25/10/2018, às 06h48   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Serão levados de Boa Vista para capital baiana, 30 venezuelanas e venezuelanos nesta quinta-feira (25). Participando de uma nova modalidade de interiorização, os solicitantes de refúgio e residência temporária chegarão ao Estado com vagas de trabalho ou empregabilidade já sinalizada, segundo a Associação Voluntários para o Serviço Internacional – Brasil (AVSI Brasil).

A viagem será feita em uma aeronave C-99 da Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave deve pousar na Base Aérea de Salvador às 14h45. Cinco pessoas se instalam na capital baiana. Outras 25, entre adultos e crianças, seguem de ônibus para Alagoinhas, a cerca de 120 km da capital.

De acordo com a AVSI Brasil, esta fase da interiorização foi construída em parceria entre o Governo Federal, a Organização das Nações Unidas (ONU) e a própria associação. A AVSI fez contato prévio com empresas para garantir empregos para os venezuelanos com mão de obra especializada, além de contribuir com infraestrutura necessária para a acolhida, como locação de apartamentos mobiliados, alimentos e produtos de higiene pessoal. 

Este é o primeiro grupo que parte dos abrigos gerenciados pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) em parceria com a AVSI Brasil, em Boa Vista, na modalidade de interiorização para trabalho.

Outros 14 venezuelanos e venezuelanas seguirão para as cidades de Florianópolis e Chapecó em voos comerciais, custeados pela Organização Internacional para as Migrações (OIM). Nesta modalidade, os imigrantes não são levados para abrigos, mas para casas de familiares que já se estabeleceram nos destinos.

Com as viagens desta quinta, passa de 2,8 mil o número de pessoas que já participaram da interiorização.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp