Cidades

Governo homologa consórcio VDC Aiport como vencedor de licitação do novo aeroporto de Conquista

Divulgação/ GOVBA
A Agerba negou recurso de um consórcio contra a VDC, que venceu o certame  |   Bnews - Divulgação Divulgação/ GOVBA

Publicado em 12/01/2019, às 11h09   Bruno Luiz


FacebookTwitterWhatsApp

O governo do Estado ratificou e homologou o consórcio VDC Airport como vencedor da licitação para gestão, manutenção e exploração do novo Aeroporto de Vitória da Conquista, batizado de Glauber Rocha.

Segundo publicação no Diário Oficial do Estado deste sábado (12), a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) negou um recurso do consórcio Conart contra o resultado, mantendo a VDC como ganhadora do certame para explorar o terminal pelos próximos 30 anos. Para isso, pagará ao governo do estado o valor de R$ 20.094.505,00.

A decisão da Agerba também veio após o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Gesivaldo Britto, derrubar uma liminar obtida pelo Conart para suspender a licitação.

O consórcio vencedor é formado pelas empresas Socicam Administração, Projetos e Representações e Universal Armazéns Gerais e Alfandegados. A perspectiva é de que o aeroporto seja inaugurado no início do primeiro semestre do ano que vem.

A pista de pouso e decolagem tem 2,1 mil metros de comprimento e 45 metros de largura. Espera-se que passem pelo local cerca de 500 mil passageiros por ano até 2020. Batizado em homenagem ao cineasta conquistense, o Aeroporto Glauber Rocha poderá receber aeronaves do modelo Boeing 737-800, com capacidade de 160 a 189 passageiros.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp