Cidades

Cratera em Vera Cruz cresce e chega 89,5m de comprimento; motivo ainda é desconhecido

OrtoPixel – Soluções com Drones, Geotecnologias e Arquitetura
Resultados das avaliações devem ser concluídos no 2º trimestre de 2019  |   Bnews - Divulgação OrtoPixel – Soluções com Drones, Geotecnologias e Arquitetura

Publicado em 19/01/2019, às 17h15   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A cratera que se abriu perto da vila de Matarandiba, na cidade de Vera Cruz, Ilha de Itaparica, na Bahia, cresceu quase 4 metros de comprimento, de acordo com a Dow Química, empresa multinacional americana que atua na área onde o buraco surgiu. As informações foram publicadas pelo G1.
Assim como na última medição, apenas a profundidade diminuiu devido ao acúmulo dos detritos que caem com o crescimento do buraco. Assim, a profundidade passou de 40 para 36,4 metros. Na última divulgação do tamanho da cratera, em novembro do ano passado, ela tinha 86 metros de comprimento e 36 de largura. Já os dados atualizados, apontam 89,5m de comprimento, 40,9m de largura.

Segundo a Dow, ainda a causa é desconhecida. A empresa afirmou que segue com os estudos para a descoberta de como surgiu o sinkhole, fenômeno geológico conhecido como "vazio subterrâneo", em Matarandiba. A primeira parte dos resultados devem ser concluídas no segundo trimestre de 2019.
A empresa informou ao site que “o aumento do comprimento da cratera é esperado até a completa estabilização do terreno, uma vez que, sob o ponto de vista técnico, a tendência é que as bordas da erosão fiquem do mesmo tamanho que o fundo dela. Quando as bordas superiores estiverem com o mesmo perímetro da parte inferior deve haver uma estabilização”.
A Dow ressaltou que a comunidade de Matarandiba está segura, de acordo com os resultados do estudo geomecânico divulgado no final de novembro, conduzido pela consultoria independente alemã Institute for Geomechanics (IFG), referência mundial no tema.
Mas, como medida preventiva, foram instaladas tecnologias que oferecem informações em tempo real dos movimentos do subsolo na área, como satélite de alta precisão que permite monitorar e recuperar a história da movimentação do solo em toda a região da ilha. Também foram instalados micro sensores para monitorar qualquer movimento e possibilidade de novas ocorrências. Até o momento, nenhuma variação geológica foi identificada.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp