Cidades

Bahia é o terceiro estado com maior registro de acidentes com consumidores no Brasil

Reprodução
Em 2018, o fogão foi responsável pela maior parte dos acidentes registrados (15%)  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 27/01/2019, às 05h50   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Em relatório divulgado pelo Inmetro, revelou que a Bahia é o terceiro estado com mais ocorrências de acidentes de consumo no país. Os dados foram obtidos por meio do Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac).

Segundo o relatório, o estado baiano obteve esses números por conta do esforço de 30 órgãos públicos e oito hospitais do Estado, organizados na Rede Consumo Seguro e Saúde - Bahia na divulgação junto aos consumidores da necessidade de se registrar as ocorrências.

Um acidente de consumo ocorre quando um produto ou serviço é utilizado ou manuseado de acordo com as instruções de uso e, mesmo assim, provoca danos ao consumidor. Em 2018, o fogão foi responsável pela maior parte dos acidentes registrados (15%), seguido por escada doméstica (11%), fósforo de segurança (9%), pneu (8%) e colchão (7%), que, juntos, levaram à metade dos registros.

Para o coordenador da Rede Consumo Seguro e Saúde Bahia, Gustavo Mercês, as ocorrências podem ser ainda maiores. "Nós incentivamos os consumidores a registrarem os acidentes sofridos para que os órgãos públicos possam rapidamente intervir no mercado e afastar a ameaça", comentou Mercês.

Para relatar um acidente de consumo, basta o consumidor acessar o site do Inmetro, bem como relatar aos órgãos de proteção como a Codecon, o Procon, o Ibametro, a Vigilância Sanitária, o Ministério Público e a Defensoria.

De acordo com Gustavo Mercês, coordenador da Rede Consumo Seguro na Bahia, as ocorrências envolvendo consumidores podem ainda ser maiores que os registrados no sistema. "Temos muitas ocorrências de consumidores que deixam de prestar queixa, achando que foi apenas de sua culpa ou azar. Para nós um acidente é também de responsabilidade do fabricante ou fornecedor de serviço que expos o consumidor ao risco", enfatizou Mercês.

Para o coordenador, as principais ocorrências de acidentes envolvendo fogões são arranhões e cortes nas laterais, durante a limpeza, queimaduras ao abrir os fornos internos e até queimaduras graves após queda de panelas por conta de projetos de fogões que apresentaram instabilidade.

Para o coordenador, acidentes provocados por escadas metálicas geralmente foram provocados por quedas de consumidores após o produto não suportar o peso, mesmo afirmando que suportaria. 

Produtos infantis tiveram mais ocorrências envolvendo berços e brinquedos, produtos esses que obrigatoriamente precisam ostentar o Selo do Inmetro.

Para o coordenador, "os acidentes não só geram lesões, mas acabam desestruturando famílias que terão que readaptar suas rotinas, além dos afastamentos de trabalho. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp