Cidades

UPB e Coelba avançam no diálogo sobre Cosip

Divulgação/Ascom UPB
Municípios e concessionária construirão juntos modelo de contrato  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Ascom UPB

Publicado em 08/02/2019, às 09h05   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Diretoria Executiva da UPB foi recebida na sede da Coelba, em Salvador, nesta quinta-feira (7) para reunião com a concessionária de energia elétrica sobre o atual modelo de contratação com os municípios na cobrança da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip). Durante o encontro foi proposto instituir o município de Santana, no Oeste baiano, como uma cidade modelo na aplicação de uma nova formatação de contrato.

O objetivo da UPB é melhorar a sistemática de cobrança e compensação da iluminação pública para que a contribuição seja incluída na receita corrente líquida do município, evitando impacto negativo no julgamento das contas das prefeituras pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/BA).

O presidente da UPB, Eures Ribeiro, avaliou a conversa como positiva. “Foi importante para estabelecer um cronograma de trabalho, o que vai permitir que o processo avance. O principal item dessa reunião foi retomar a abertura do diálogo e estabelecer um calendário. Até o final deste mês já teremos um modelo de contrato para ajustar as peculiaridades dos municípios”, afirmou.

Para a superintendente de Relacionamento com o Cliente da Coelba, Cynira Malveira, a reunião estreitou o relacionamento da Coelba com as prefeituras. “Queremos fazer um levantamento do cenário das contribuições nos municípios e de como está estabelecida a questão tributária para construirmos uma alternativa, diante das necessidades dos municípios e da Coelba”, afirmou. A gestora adiantou também que a concessionária pretende estabelecer, através das superintendências e gerências regionais, um diálogo mais próximo com os municípios, a fim de facilitar o relacionamento.

Além de Eures Ribeiro, prefeito de Bom Jesus da Lapa, estiveram presentes na reunião os prefeitos de: Araci, Silva Neto, Santana, Marco Aurélio Cardoso (Marcão), e Juazeiro, Paulo Bomfim. Todos fazem parte da diretoria da UPB.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp