Cidades

Reaparecimento de mancha em praia de Jardim de Alah preocupa banhistas; Sedur nega ser esgoto

Divulgação (Leitor BNews)
Moradores da região procuraram o BNews para relatar o ocorrido; veja o vídeo  |   Bnews - Divulgação Divulgação (Leitor BNews)

Publicado em 05/04/2019, às 13h50   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Moradores da orla de Salvador, no trecho da praia do Jardim de Alah, registraram na tarde de quinta-feira (4), uma mancha que tomou conta de parte do mar. Nas imagens enviadas ao BNews, é possível ver nitidamente o borrão formado pelo esgoto que sai de alguns bairros próximos ao local. 

Em janeiro deste ano, o site fez uma matéria sobre esta mancha. Na época, moradores também enviaram vídeos e relataram que ficaram indignados com a sujeira da água. 

Na primeira publicação, a Embasa já havia se posicionado sobre a situação e afirmou que as manchas vistas no vídeo e relatadas pelos moradores são "decorrente da poluição dos rios das Pedras, Cachoeirinha e Pituaçu causada pelo lançamento do esgoto de imóveis situados próximos ao leito desses rios, onde não existe viabilidade de implantação de rede coletora, e por imóveis que não estão ligados na rede disponibilizada pela Embasa".

A empresa ainda destacou que "não tem autoridade para fiscalizar e autuar as irregularidades no uso e ocupação do solo urbano nem para multar o cidadão que não dá destinação correta ao esgoto que produz, poluindo o meio ambiente".

Já a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) se restringiu a afirmar, na época, que encaminharia uma equipe de fiscalização ao local para averiguar a situação.

Procurada novamente, nesta sexta-feira (5), a Sedur informou ao BNews, em nota, que realizou hoje pela manhã uma fiscalização no local e durante a vistoria, não foi constatado nenhum lançamento de rede esgoto no mar. A Sedur ressaltou ainda que continuará fazendo o monitoramento na área.

Veja vídeo:

Matéria Relacionada: 

Vídeo: moradores afirmam que água de esgoto da Boca do Rio já atinge praia de Jardim de Alah

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp