Cidades

Após incêndio, prefeito de Monte Santo aciona governo do Estado e Iphan para reconstruir igreja

Divulgação / Prefeitura Monte Santo
Uma campanha para reconstrução do templo foi lançada  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Prefeitura Monte Santo

Publicado em 24/04/2019, às 13h58   Adelia Felix


FacebookTwitterWhatsApp

Na tentativa de restaurar a Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, em Monte de Santo, atingida por um incêndio, o prefeito Edivan Fernandes de Almeida (PSC), conhecido como "Vando", se reuniu com representantes do Estado e da União, nesta terça-feira (23).

Em entrevista ao BNews, o chefe do Executivo Municipal afirmou que esteve com a secretária de Relações Institucionais do Estado (Serin), Cibele Carvalho, e com o diretor do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), João Carlos de Oliveira. Além disso, o gestor também foi até a sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na capital baiana.

“A secretária, mesmo com o governador em viagem, se prontificou e colocou os órgãos de Polícia Técnica do Estado à disposição. O Iphan e Ipac vão realizar uma visita técnica também. É uma igreja de mais de um século, fundamental para o nosso turismo e receita”, disse.

Segundo o gestor, o motivo do incêndio, ainda desconhecido, é investigado pela Polícia Federal (PF). O caso também é alvo de inquérito instaurado pela Polícia Civil, que já ouviu algumas testemunhas.

À reportagem, o prefeito disse que foi lançada uma campanha para arrecadar fundos para reconstrução da igreja (veja vídeo no fim do texto). “Estamos precisamos do povo da Bahia”, disse o gestor. O filho do prefeito, o deputado estadual Laerte do Vando (PSC), doou R$ 10 mil para a restauração.

A igreja faz parte de um tradicional percurso romeiro feito desde 1775. O conjunto arquitetônico, urbanístico, natural e paisagístico de Monte Santo foi tombado pelo Iphan em 1983. Segundo o órgão, trata-se de um dos maiores marcos dos movimentos religiosos no Nordeste.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp