Cidades

Vitória da Conquista: prefeitura faz vistoria em construção de planetário

Divulgação
Avaliação é que empreendimento é o mais moderno do Brasil  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 20/05/2019, às 19h57   Redação BNews



A construção do planetário na cidade de Vitória da Conquista deve entrar em fase final a partir de agosto, quando uma equipe de técnicos estrangeiros fará instalação da cúpula dome screen e treinará técnicos locais.  

O local foi vistoriado na última quinta-feira (16) e, segundo o representante da Evans no Brasil – empresa responsável pela instalação -, terá a estrutura mais moderna do Brasil. 

O Planetário Professor Everardo Públio de Castro está localizado no Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura e teve financiamento do Banco do Brasil.  

A arcada dome screen permitirá a imersão da tecnologia tridimensional sem uso de óculos. Com capacidade para 165 pessoas em sua sala de projeção, o planetário irá possibilitar atividades educativas de forma lúdica e interativa. 

Além da sala de projeção, o planetário contará com área administrativa, almoxarifado, sala de reunião, recepção, sanitários e salões para exposições em geral.

“Isso vai ser um ganho para o aprendizado das crianças, secundaristas e universitários de Vitória da Conquista e toda a região sudoeste”, disse o prefeito Herzem Gusmão (MDB), segundo o qual, houve atraso por conta das alterações solicitadas pelo Corpo de Bombeiros. 

“Tivemos que refazer portas, fechaduras e piso além de criar rotas de fuga. Nós retomamos todas as obras paralisadas deixadas na cidade. O planetário é uma iniciativa extraordinária para o aprendizado”, declarou Herzem.

“Foi uma surpresa o que encontrei na vistoria. Sinceramente foi o primeiro local que visitei e teve aprovação imediata. A estrutura física foi muito bem feitas: as medidas da cúpula estão perfeitas; o sistema de ar condicionado funcionando; iluminação correta; isolamento térmico e acústico bons. Foi uma construção de alta tecnologia”, comentou o técnico da Evans.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp