Cidades

Caetité: após mortes por picadas de cobras, prefeitura avalia medidas

Divulgação
Em caso de acidente, a orientação é levar a vítima o mais rápido possível à UPA da cidade  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 23/05/2019, às 12h09   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Após o registro de aparecimento de cobras em residências da área urbana e mortes por picadas em Caetité, no centro-sul da Bahia, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, se reuniu com representantes da Vigilância Sanitária e da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde e com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, para tratar sobre o assunto. A reunião aconteceu na segunda-feira (20).

Na oportunidade, foram avaliadas algumas medidas que podem ser tomadas pelo poder público. Sobre a questão do aparecimento de cobras, inclusive da espécie serpente, a Secretaria de Serviços Públicos informou que já está sendo feita a limpeza das áreas públicas, além disso, além da fiscalização de propriedades privadas para que seja feita a limpeza também.

Para o biólogo Jackon Mercês, o aparecimento desses animais é devido à fatores ecológicos. “O aparecimento dessas cobras na zona urbana é devido a procura desses animais por suas prezas, por alimento. Isso associado ao crescimento da cidade que está cada vez mais próxima do habitat desses animais”, destacou.

Outro assunto tratado foi o elevado número de cães soltos pela cidade. A secretária de Saúde Cynthia Lopes destacou durante a reunião que está sendo feito um trabalho de recolhimento desses animais, para encaminhá-los ao Canil Municipal, onde serão castrados e cuidados por veterinário. O trabalho, segundo a secretária, surtirá efeito a médio prazo.

Orientação de saúde
Em caso de acidente com a picada de cobra, a orientação da Secretaria de Saúde de Caetité é levar a vítima o mais rápido possível à Unidade de Pronto Atendimento (UPA – 24H) para uma avaliação médica.

Mortes após picada de cobra
Dois casos tiveram repercussão na cidade. Em abril, um homem identificado como Marcelo Soares Lima morreu depois de brincar com uma cobra-coral. A vítima chegou a ser socorrida para UPA do município, mas não resistiu. 

No último dia 18, a idosa Maria da Glória de Jesus, 87 anos, morreu após ser picada por uma cobra da mesma espécie, na região do distrito de Pajeú do Vento. Ela teria ido pegar lenha quando foi picada. A idosa morreu ainda no local.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp