Cidades

Direto de L.E.M: lado B da Bahia Farm Show atrai famílias e dá espaço a artistas do interior

Eliezer Santos/BNews
pequenos produtores, artesãos e empreendedores são destaque no evento  |   Bnews - Divulgação Eliezer Santos/BNews

Publicado em 01/06/2019, às 15h25   Eliezer Santos*



O ambiente onde são fechados negócios milionários para o agronegócio também acolhe pequenos produtores, artesãos e empreendedores que levam à Bahia Farm Show a culinária e cultura de diversos municípios do estado. 

Daniel Rodrigues, artesão e empreendedor da cidade de Camaçari, apostou no comércio de brinquedos manuais, marcantes na infância de gerações mais antigas, como bola de gude, pião, peteca, ioiô e outros.

“Tem gente que vem aqui e fica com lágrima nos olhos por causa das lembranças da infância [...] a ideia é resgatar brinquedos educativos manuais antigos. As crianças hoje estão muito ligadas na internet”, contou à reportagem do BNews na manhã deste sábado (1º) – dia em que a feira recebeu visita de muitas famílias com crianças.

“Outro dia falei com minha sobrinha: ‘vamos jogar peteca? Aí ela disse: onde é que eu baixo isso?”, riu ao lembrar da resposta inusitada. 

No estande ao lado, José Roque, artesão e pesquisar há 20 anos, levou à Bahia Farm Show itens como bolsas, cestos, porta bolos e baldes confeccionados com fibra da piaçava, que também é matéria prima para a fabricação manual de mandalas decorativas.

Ele relatou que deixou a carreira de 15 anos na empresa de pneus Michelin para dedicar-se ao trabalho artesão na sua comunidade, o Quilombo do Boi Taraca, próximo ao município de Nilo Peçanha. A esperança dele é melhorar a estrutura de trabalho e escoamento da produção para viabilizar a economia da localidade, onde há piaçava em abundância.

Nas primeiras horas do dia, o casal Denivaldo e Andreia Castro trouxe o filho João para conhecer as instalações e registrar fotos ao lado de grandes máquinas e tratores em exposição. Técnico agrícola, Denivaldo conta que chegou a Luís Eduardo Magalhães 11 anos atrás, onde fixou moradia por causa da sua atuação na região Oeste da Bahia com venda de produtos biológicos.

*O repórter viajou a Luís Eduardo Magalhães para cobrir a Bahia Farm Show

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp