Cidades

Residência em anestesiologia do Hospital Roberto Santos está entre as melhores do Brasil

Divulgação
A avaliação foi feita pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 04/06/2019, às 06h12   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Centro de Ensino e Treinamento (CET) do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, apresentou um dos melhores desempenhos do Brasil devido à atuação da residência médica em anestesiologia. A avaliação foi feita pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA). A entidade divulgou, na última semana, o relatório que tem como base o ano de 2018. 

Chefe da residência de anestesiologia da unidade de saúde, o médico Ricardo Azevedo credita o sucesso do CET à aplicação de três pilares básicos. “Há investimento da gestão na qualidade dos instrutores, há fornecimento das condições ideais para que seja exercido um bom trabalho e há planejamento estratégico”, afirma ele.

Para o diretor-geral do Hospital Roberto Santos, José Admirço Lima Filho, a atuação dos residentes em anestesiologia da instituição é diferenciada. “Como médico da casa há cerca de 15 anos, percebo que temos avançado muito. Foram dezenas de bons trabalhos inscritos em congressos nacionais e internacionais nos últimos dois anos. A equipe está cada vez mais qualificada e isso reflete na melhoria do cuidado com o paciente”, destaca o gestor, que é mestre e doutor em anestesiologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).

O ranking da SBA traz, ainda entre as 25 melhores do país, outras duas instituições da Bahia: Hospital São Rafael (HSR) e as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid). Para fazer parte da lista é preciso que o CET tenha completado um ciclo de três anos de treinamento.

Formação do anestesiologista

A formação necessária para se tornar um anestesiologista são 12 semestres do curso de medicina mais três anos de residência em anestesiologia. Além de atuar dentro do centro cirúrgico, o profissional trabalha em setores como hemodinâmica e bioimagem.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp