Cidades

MPF investiga estado de conservação de patrimônio tombado em Itaparica

Tadeu Gonçalves / Iphan
No ano passado, o Iphan anunciou a restauração da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento e Igreja de São Lourenço  |   Bnews - Divulgação Tadeu Gonçalves / Iphan

Publicado em 13/06/2019, às 11h20   Adelia Felix


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito civil para investigar o estado de conservação de parte do patrimônio do Centro Histórico de Itaparica, na Baía de Todos os Santos. As informações foram publicadas em portaria assinada pela procuradora da República Vanessa Gomes Previtera, nesta quinta-feira (13). No documento, a procuradora considerou o seu tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Em fevereiro do ano passado, a autarquia federal anunciou a restauração da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento e Igreja de São Lourenço. Juntas, elas receberam recursos de R$6,4 milhões. A Igreja Matriz vai receber ainda a instalação de um auditório que deverá ser usado para atividades litúrgicas.

O conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico de Itaparica foi tombado pelo Iphan, em 1980. O local conserva suas características originais, destacando-se pela uniformidade dos muitos edifícios de um só pavimento, com janelas e portas de vergas retas ou curvas. A parte central da cidade, protegida pelo Instituto, localiza-se próxima ao mar, no norte da ilha, em trecho conhecido antigamente como Ponta da Baleia, que se desenvolveu em uma trama de ruas de desenho irregular, intercalada por praças.

O tombamento abrange a preservação da ambiência da vila e seu entorno, além das igrejas de pequenas dimensões. Outro ponto de destaque na paisagem é o Forte de São Lourenço, à beira-mar e realçado por pequena praia com frondosos tamarindeiros.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp