Cidades

Governo Bolsonaro enviará equipe para monitorar rompimento de barragem na Bahia

Leitor BNews
Técnicos da Defesa Civil Nacional serão designados ao município para acompanhar os trabalhos e auxiliar equipes locais  |   Bnews - Divulgação Leitor BNews

Publicado em 11/07/2019, às 17h40   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério do Desenvolvimento Regional do governo Jair Bolsonaro (PSL) divulgou nota, no fim da tarde desta quinta-feira (11), a respeito do rompimento da barragem Quati, na região do município de Pedro Alexandre (BA). Segundo o órgão, equipes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) estão acompanhando desde as primeiras horas a situação do rompimento. A estrutura é de usos múltiplos de água. Segundo o BNews apurou, Wesley Felinto, superintendente da Defesa Civil nacional, já embarcou para Sergipe, que faz fronteira com a região do acidente, para averiguar o caso.

"Logo no início da tarde, o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), órgão vinculado à Sedec, enviou um alerta por SMS à população de Coronel João Sá, município baiano afetado pelo volume de água oriundo da barragem. A mensagem recomendava a evacuação de áreas próximas ao Rio do Peixe, que passa pelo centro urbano. A Defesa Civil municipal já trabalha junto à Polícia Militar para retirar temporariamente 100 famílias que residem às margens do rio", declara.

Sobre o auxílio federal, o governo informa que "equipes de monitoramento e operações do Cenad mantém contato com as Defesas Civis estadual e municipal para averiguar a necessidade de auxílio complementar por parte do Governo Federal. Técnicos da Defesa Civil Nacional serão designados ao município para acompanhar os trabalhos e auxiliar equipes locais".

"O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, também fez contato com o Governo do Estado para reforçar a disponibilidade de apoio da União. Por se tratar de uma barragem em rio estadual, a fiscalização da estrutura é de responsabilidade da autoridade competente no Estado da Bahia", declara.

Leia também:
Exclusivo: bombeiros baianos que atuaram em Brumadinho embarcam para Pedro Alexandre
Deputado baiano culpa Agência Nacional de Águas por não incluir Quati em barragens com risco de rompimento
Agência Nacional de Águas se isenta de responsabilidade após rompimento de barragem na Bahia

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp