Cidades

Obra de Centro de Proteção à Animais Domésticos é finalizada em Jacobina

Divulgação / MP-BA / Pablo Almeida
O funcionamento da unidade está em caráter de teste, até que a prefeitura contrate um veterinário  |   Bnews - Divulgação Divulgação / MP-BA / Pablo Almeida

Publicado em 31/07/2019, às 08h58   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

As obras do Centro de Proteção Animal (CEPA) de Jacobina, no Centro-Norte da Bahia, foram inspecionadas, nesta terça-feira (30), pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio do promotor de Justiça Pablo Almeida, e pelos secretários municipais da Saúde, Mariana Valois, de Meio Ambiente, Daniel Moura, e de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, Rodrigo Jacobina. A implantação da unidade acontece após três acordos assinados pelo MP, prefeitura, por uma empresa de energia eólica e outra de construção civil, que atuam na cidade, como forma de mitigar e compensar os impactos ambientais de suas respectivas atividades.

As obras, mobiliário e equipamentos custaram mais de R$ 200 mil, deste montante, R$ 116 mil foram investidos pela empresa de energia eólica, para implementação de canis de observação, individuais e de adoção, sala de medicação e de necropsia, depósito de ração, sala de vacina e canis coletivo. A prefeitura custeou a construção de gatil e melhorias nas partes externas. 

O funcionamento da unidade contará com o apoio da Sociedade Civil Organizada, através da Associação Quatro Patas – APA P4tas, que disponibilizará voluntários e profissionais especializados pelo menos cinco vezes por semana, além de promover a cada dois meses evento para adoção dos animais, entre outras obrigações.

Segundo o MP, qualquer organização social e Organização não Governamental (ONG) que trabalham na defesa dos animais, em Jacobina, também poderão fazer uso do espaço do CEPA, desde que assinem termo de cooperação. O funcionamento do centro está em caráter de teste, até que a prefeitura contrate um veterinário para prestar serviço permanentemente no local, o que deve ocorrer nos próximos meses.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp