Cidades

Governo Federal deve integrar Ferrovia Norte-Sul com a Fiol

Alan Santos / PR
O anúncio foi feito pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas  |   Bnews - Divulgação Alan Santos / PR

Publicado em 02/08/2019, às 09h08   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse, durante assinatura de concessão à iniciativa privada da Ferrovia Norte-Sul, no trecho entre Porto Nacional (TO) e Estrela D’Oeste (SP), na quarta-feira (31), que o Governo Federal trabalha para integrar a ferrovia com outras linhas com a concessão de mais ferrovias.

Entre elas, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que liga Caetité ao porto de Ilhéus, na Bahia e a Ferrogrão, ligando Sinop (MT) a Miritituba (PA), que beneficia a produção agrícola do Mato Grosso. A previsão é que os editais saiam entre 2019 e o início de 2020. Outro ponto é a prorrogação de contratos já existentes.

“Vamos fazer a prorrogação das malhas que representam vantagem para a administração. Em vez de botar o dinheiro de outorga nos cofres do Tesouro Nacional, a gente está capturando esse dinheiro no sistema ferroviário. Estamos pegando uma outorga e obrigando a fazer uma construção ferroviária com essa outorga e, no final das contas, é uma forma criativa de colocar dinheiro para dentro e colocar infraestrutura para dentro”, explicou o ministro.

A Ferrovia Norte-Sul é um dos principais canais para escoamento da produção agrícola do país e a previsão é que as operações no tramo central tenham início até o final de 2019.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp