Cidades

Nove pessoas em situação análoga à escravidão são resgatadas no interior do estado

Divulgação/PRF
Bnews - Divulgação Divulgação/PRF

Publicado em 14/09/2019, às 20h30   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Nove trabalhadores em condições de escravidão foram resgatados Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR 242, cidade de Cristópolis, a 800 km de Salvador.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, os agentes federais perceberam que a porta traseira do caminhão estava aberta. Durante vistoria dos policiais ao veículo, eles flagraram que os trabalhadores eram transportados soltos no baú, em condições inseguras e degradantes, com risco de asfixia e acidente.

Conforme os agentes, as pessoas saíram, às 7h, da cidade de Seabra e seriam transportadas até o município de Paraíso em Tocantins para trabalharem na construção de um galpão. Caso não fossem interceptados, os trabalhadores percorreriam cerca de 1000 km na situação análoga a de escravo.

Por nota, a PRF informou que retirou os trabalhadores do caminhão e fez contato com a Secretaria do Trabalho, subordinada ao Ministério da Economia. Foi providenciado transporte dos trabalhadores até à Gerência Regional do órgão em Barreiras, onde as pessoas relataram como aconteceu o transporte para os auditores.

Por decisão da Justiça, os custos com hospedagem, alimentação e transporte, inclusive para retorno dos trabalhadores às localidades de origem ficarão sob a responsabilidade dos proprietários da empresa contratante. A apuração das irregularidades e punições constatadas ficarão a cargo do Ministério do Trabalho Estadual.

Denúncia sobre situação de trabalho análogo a de escravidão pode ser denunciada pelo 191.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp