Cidades

Lauro de Freitas: população reclama de desorganização em eleição para Conselho Tutelar; veja vídeo

Leitor BNews
Pessoas que chegaram cedo Colégio Bartolomeu Gusmão aguardam mais de 1h nas filas  |   Bnews - Divulgação Leitor BNews

Publicado em 06/10/2019, às 11h05   Yasmin Garrido



As eleições para a escolha dos representantes dos conselhos tutelares acontecem, neste domingo (6), em todo o país e devem ser eleitos 30 mil pessoas para atuar em 5.956 locais espalhados pelo território nacional. No entanto, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), a população reclamou da falta de organização no único ponto de votação da cidade: o Colégio Estadual Bartolomeu Gusmão.

“Eu estou há mais de uma hora na fila. Cheguei cedo e continuo aqui, sem encontrar nenhum responsável do CMDCA [Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente] para organizar as filas, que não andam. Isso é um desrespeito”, disse um leitor ao BNews. Ainda de acordo com ele, as pessoas já estão impacientes e ameaçam acionar a Polícia Militar.

“É absurdo apenas um colégio para receber toda a população que vai votar. E são mais de 20 candidatos. Já tem gente desmaiando de tanto calor aqui”, declarou ao BNews o morador do município que tem mais de 160 mil habitantes. Apesar de não ser obrigatório o comparecimento para a escolha dos conselheiros, quem vota deve apresentar o título de eleitor e documento de identidade com foto.

Eleições
O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos afirmou que mais da metade dos conselhos do país estão em atividade nas regiões Nordeste (1.885 conselhos em 1.811 cidades) e Sudeste (1.830 conselhos em 1.668 municípios).

Na Região Sul funcionam 1.234 em 1.191 cidades. No Centro-Oeste, são 527 conselhos entre 466 municípios e 31 regiões administrativas do Distrito Federal. Na região Norte há 480 conselhos divididos em 420 municípios.

Conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), podem se candidatar aos conselhos tutelares pessoas residentes no município, que tenham 21 anos ou mais e que sejam de “reconhecida idoneidade moral”.

Assista ao vídeo da confusão em Lauro de Freitas:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp