Cidades

Fornos de produção ilegal de carvão são demolidos no Sul da Bahia

Arquivo/Divulgação/Ministério Público
Ações fazem parte da Operação Florestal do Projeto Harpia em parceria com a Operação Mata Atlântica em Pé, do MP-BA  |   Bnews - Divulgação Arquivo/Divulgação/Ministério Público

Publicado em 10/10/2019, às 08h22   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Três fornos de produção ilegal de carvão no extremo sul da Bahia foram demolidos durante a Operação Florestal do Projeto Harpia em parceria com a Operação Mata Atlântica em Pé, do Ministério Público da Bahia (MP-BA), entre os dias 22 de setembro e 5 de outubro. As ações aconteceram nos municípios de Canavieiras, Santa Luzia, Camacã, Mascote, Itapebi, Belmonte, Pau Brasil, Santa Cruz Cabrália e Potiraguá. 

Segundo o MP-BA, foram apreendidas uma arma de fogo, três animais silvestres, quatro motosserras entregues posteriormente na Unidade Regional de Itabuna, sete m³ de madeira nativa desdobrada em pranchões, além de alguns exemplares de caibros e ripões sem comprovação de origem florestal legal.

Nestes locais foram constatados aproximadamente 295 ha de área decrementada, considerando as ocorrências de supressão a corte raso e incêndios florestais. Esta área corresponde a 295 campos de futebol. Também foram observadas grandes áreas queimadas, algumas ainda relacionadas aos incêndios ocorridos em 2015 e 2016; desmatamentos recentes flagrados no sistema de detecção do Harpia; desmatamentos para produção de carvão; e áreas convertidas em pasto, cultivos de banana e corte seletivo para viabilizar cultivo do cacau-cabruca. No total foram aplicados em campo seis autos de infração e emitido um termo de doação.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp